Repercussão

Empresários e políticos lamentam a morte do fundador do Grupo CAOA

Tido como empresário de visão e ousado, Carlos Alberto Oliveira Andrade também era conhecido por ser discreto nos negócios e na vida pessoal

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 14/08/2021 às 12:20
Divulgação/Carro Arretado
Apesar da personalidade discreta, o empresário concedeu duas entrevistas ao jornalista Sílvio Menezes, do programa Carro Arretado (TV Jornal/Sbt) - FOTO: Divulgação/Carro Arretado
Leitura:

A morte do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ocorrida neste sábado (14), aos 77 anos, em sua residência em São Paulo, teve grande repercussão no meio empresarial. O médico paraibano que entrou no mercado automotivo quase que por acaso, ao comprar uma revenda falida da Ford, em Campina Grande (PB), no final dos anos 70, se firmou como comerciante, representante de grande marcas internacionais e também fabricante de automóveis.

DEPOIMENTOS

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, lamentou a morte do empresário: "Perdemos hoje um grande brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empresário com notável espírito empreendedor, inquieto e que nunca se furtou a enfrentar novos desafios. Deixa como legado uma valiosa contribuição ao País pelo exemplo de sua bem sucedida trajetória empresarial e os milhões de empregos que gerou ao longo da vida. Meus mais profundos sentimentos à família e aos amigos", afirmou o presidente da Fiesp.

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, também falou sobre a morte do empresário. Goiás é o estado onde está localizado a primeira fábrica do Grupo Caoa, onde durante anos foi fabricado o primeiro veículo de sucesso da marca no Brasil, o Hyundai Tucson. "Sua empresa impulsionou a consolidação do polo metal mecânico no estado, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Nossa profunda solidariedade e apoio a família , esposa, filhos e a todos os colaboradores do grupo Caoa em Goiás", divulgou o ex-governador em suas redes sociais.

"Carlos Alberto Caoa foi um empresário de visão extraordinária. Revolucionou o mercado automobilístico ao firmar parceria com a fabricação dos carros Hyundai. Deixa um legado de empreendedorismo, dinamismo e criatividade, escrevendo seu nome na história automobilística do Brasil", destacou a diretora da Autoline Honda Pernambuco e sócia-diretora da Engefrio, Cláudia Martins.

"O Banco Hyundai presta suas mais sinceras condolências à família e aos colaboradores de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Como fundador da CAOA, nossa parceira desde o lançamento do Banco Hyundai no Brasil, Dr. Carlos foi um dos nomes mais importantes para o setor automobilístico do nosso país. Com atuação extraordinária, é um dos grandes responsáveis pela inserção da marca Hyundai no Brasil. Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos neste momento de extremo pesar", afirmou Cezar Janikian, CEO do Banco Hyundai Brasil.


IMPORTÂNCIA

Carlos Alberto de Oliveira Andrade também era conhecido por sua discrição. Avesso à entrevistas, em 2018 e 2019 ele abriu uma exceção, e conversou com o jornalista Sílvio Menezes, diretor do programa "Carro Arretado", exibido pela TV Jornal/Sbt. "Era o mais importante nome da indústria automotiva no Brasil. Não era meu amigo, mas gostava de mim. Estive com ele várias vezes e sempre sorridente comigo e solícito. Me passou informações que repercutiram nacionalmente, inclusive, ajudando a dar maior projeção ao Carro Arretado. Temos um dos vídeos mais populares de Caoa no YouTube porque conversei coisas do dia a dia. E ele sempre rindo. Falou da época que largou a Paraíba pra vir estudar medicina no Recife. É orgulho da Paraíba e um dos responsáveis por termos carros melhores no Brasil", afirmou Sílvio Menezes em suas redes sociais.

Comentários

Últimas notícias