internet

Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza redes sociais, diz estudo

Pesquisa revela quais as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 30/09/2021 às 11:17 | Atualizado em 30/09/2021 às 11:52
Notícia
X

O Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, com média de 3h42 por dia. O dado é de um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br, que reuniu informações da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o uso das plataformas no Brasil e no mundo.

De acordo com a pesquisa, ao considerar toda a população mundial, os brasileiros só ficam atrás dos filipenses e colombianos, que gastam, em média, 4h15 e 3h45 nas redes sociais, respectivamente. Ao todo, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam as plataformas digital, o que representa 53,6% da população global. 

>> Reels, do Instagram, estreia no Facebook e agora pode ser compartilhado nas duas plataformas

>> Futuro: Facebook demonstra óculos inteligentes que tiram fotos e vídeos

>> Instagram busca frear obsessão de adolescentes pelo corpo perfeito

O Brasil possui mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. A taxa de internautas pelo total de habitantes é de 70,3%, um dos maiores dentre os países. A região brasileira que possui a maior taxa é a Sudeste, com cerca de 78% de usuários de redes sociais.

Ao levar em consideração a faixa etária, o grupo entre 16 e 24 anos são os que mais conectados no Brasil. Mais de 92% dos usuários deste público utilizam redes sociais pelo menos uma vez ao mês.

Internet

Em 2015, os internautas entre 16 e 64 anos passavam em média 6 horas e 20 minutos por dia conectados à internet. Já no último ano, este número saltou para 6 horas e 54 minutos, um aumento de mais de 8%.

Ao considerar o tempo conectado à internet, seja para trabalho ou lazer, e os diferentes dispositivos utilizados para se conectar à rede, a Filipinas é o país onde os usuários mais acessam a internet, com 10h56 minutos no total. Na ponta oposta se encontra o Japão, em média os usuários utilizam a internet apenas 4 horas e 25 minutos por dia. A média mundial é de 6h54.

O Brasil, por sua vez, ocupa a segunda posição global. Os brasileiros passam, em média, 10h08 por dia conectados à internet, seja para trabalho ou lazer. Deste total, o acesso feito por computador é de 4h51 e por meio do smartphone de 5h17.

Redes sociais favoritas dos brasileiros

No Brasil, a rede social mais utilizada é o YouTube. Cerca de 96,4% dos internautas entre 16 e 64 anos, utilizaram esta  plataforma pelo menos uma vez no último mês. O WhatsApp e o Facebook, seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.

No caso do WhatsApp, o Brasil está na segunda posição no ranking mundial de quem mais utiliza a rede social. Com mais de 108 milhões de usuários ativos, o país só fica atrás da Índia. Já quando o assunto é o Instagram, o Brasil fica na terceira colocação, atrás dos Estados Unidos e Índia. Com relação ao Facebook, o Brasil ocupa a quarta posição global, atrás da Índia, Estados Unidos e Indonésia.

A surpresa da pesquisa é o TikTok, que já se encontra na 7ª colocação entre as mais utilizadas pelos brasileiros.

>> Youtuber russo morre enquanto gravava vídeo em prédio abandonado

>> Saiba como fixar a conversa dos seus principais contatos e grupos no WhatsApp

Ao levar em consideração o tempo gasto em cada plataforma, o WhatsApp segue na liderança. Em média, os usuários gastam 30h por mês em conversas no aplicativo. O Facebook fica na segunda posição, com 15h por mês, e há um empate entre o Instagram e o Tiktok, com 14h mensais.

Dos usuários, 36,5% utilizam as redes sociais para se manter atualizado com as notícias e novos acontecimentos. Já 35% tem o objeto de encontrar nas plataformas conteúdos engraçados ou de entretenimento. Enquanto 34,4% se conectam para preencher o tempo livre.

Tags

Autor