Quase 60% dos municípios do Brasil não registraram mortes por covid-19 em setembro
O índice é o maior desde maio de 2020
Um levantamento do G1 com dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, aponta que, em setembro deste ano, 58% dos municípios brasileiros não registraram mortes por covid-19, o maior percentual desde maio de 2020.
Foram 3.274 cidades sem notificação de mortes no último mês, um aumento de 31,8% em relação às 2.484 de agosto. De acordo com esse estudo, a maior parte dos municípios sem mortes tem menos de 10 mil habitantes: são 1.884 nessa faixa populacional (57,5% do total).
- Pernambuco tem quase meio milhão de pessoas com a segunda dose da covid-19 atrasada, informa André Longo
- CPI da Covid aprova requerimento para convocação do ministro Queiroga
- Patrícia Abravanel testa positivo para Covid-19 e é afastada
- Pernambuco confirma mais 402 e 12 óbitos pela covid-19 nesta quinta (7)
- Covid-19: após quatro meses do pico, casos em crianças caem 84% em Pernambuco
- Brasil se aproxima de 600 mil mortes por covid-19
Além disso, a cidade mais populosa sem mortes registradas em setembro de 2021 é São José de Ribamar (MA), com 179.028 habitantes. Ao todo, 13 municípios com mais de 100 mil habitantes não informaram mortes no mês, nenhum deles de Pernambuco.
As 13 grandes cidades (com mais de 100 mil habitantes) que não registraram nem sequer uma morte por covid-19 em setembro são: São José de Ribamar (MA); Simões Filho (BA); Marituba (PA); São Félix do Xingu (PA); Itapipoca (CE); Colatina (ES); Bagé (RS); Parintins (AM); Paragominas (PA); Lagarto (SE); Breves (PA); Itacoatiara (AM); Itaituba (PA).
O Nordeste teve o maior percentual de municípios sem mortes em setembro. Ao todo, 1.249 municípios da região não notificaram mortes no último mês, o equivalente a 38% do total. No Sudeste, foram 789 sem óbitos (24% do total).
Os dados mostram que 43% dos municípios registraram queda na média diária de mortes por covid-19 em setembro quando comparado ao mês anterior. Ao todo, 2.389 cidades brasileiras tiveram redução na média diária de óbitos no último mês em relação a agosto, de acordo com o levantamento.
Em 2.316 municípios, 42% do total, a média se manteve no mesmo patamar. Em entrevista ao próprio g1, o epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), afirmou que os dados indicam que a pandemia está chegando a uma nova etapa. "Esse resultado sugere que o pior momento da pandemia já passou, especialmente em decorrência do avanço da campanha de vacinação no Brasil", afirma. "No momento atual, o nosso maior inimigo é a variante Delta - se conseguirmos evitar que a variante Delta gere um novo aumento de caso, estaremos muito próximos de vencer a pandemia, caso a vacinação continue avançando", completou.
Recife
Nessa quarta-feira (6), o Recife havia anunciado estar há três dias sem registro de morte por covid-19. De acordo com a prefeitura, a cidade não havia confirmado mortes em decorrência da doença nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Na noite da quarta-feira (6), no entanto, a secretaria de saúde informou, em boletim epidemiológico, que uma morte havia sido confirmada no dia 5.
De acordo com a pasta, a correção na informação acontece porque os dados da covid-19 estão sempre passíveis de atualização mediante novas confirmações epidemiológicas. Agora, apenas os dias 3 e 4 estão com zero registros de óbitos.