RETROSPECTIVA 2021

Quais atletas foram destaque em 2021? Veja a lista do Google Trends

Disputadas a portas fechadas devido à pandemia, todos os olhos dos amantes de esporte se voltaram durante 18 dias para as Olimpíadas de Tóquio de 2020, que aconteceu no Japão

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Inácio

Publicado em 31/12/2021 às 6:00
Notícia
X

Apesar de serem disputadas a portas fechadas devido à pandemia, todos os olhos dos amantes de esporte, e até de quem não acompanha tanto, se voltaram durante 18 dias para as Olimpíadas de Tóquio de 2020,  que aconteceu no Japão. Os jogos proporcionaram eventos inéditos para a história dos esportes, desde homenagens a despedidas, passando até por um pedido de casamento diante das câmeras de televisão. A sortuda da vez foi a saltadora Jennifer Abel que recebeu o pedido após ter conquistado a medalha de prata no trampolim  sincronizado de 3 metros, para o Canadá.

Veja o nome dos 10 atletas olímpicos mais pesquisados no Brasil:

Rebeca Andrade

A brasileira Rebeca Andrade faturou, no dia 23 de outubro, um ouro na modalidade salto e uma prata nas barras assimétricas do Mundial de Ginástica Artística no Japão. Rebeca se tornou a primeira brasileira a garantir duas medalhas na competição e a segunda a conquistar o ouro em um campeonato a nível mundial, ficando atrás só da campeã Daiane dos Santos, que ganhou o título em 2003.

MIRIAM JESKE/COB
Rebeca Andrade foi a porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio - MIRIAM JESKE/COB

Isaquias Queiroz

Outro atleta brasileiro que fez história foi Isaquias Queiros, o baiano conquistou o ouro na canoagem de velocidade, fechando a prova com o tempo de 4h04. Com a carreira de atleta, Isaquias coleciona quatro medalhas em Olimpíadas, duas pratas e um bronze no Rio, em 2016. O atleta já tinha entrado para a história quando conquistou às três medalhas na edição dos Jogos do Rio.

Miriam Jeske/COB
Isaquias Queiroz também brilhou em Tóquio. Foto: Miriam Jeske/COB - Miriam Jeske/COB

Simone Biles

A ginasta Simone Biles, de 24 anos, representante dos Estados Unidos, chamou a atenção do mundo quando desistiu da competição dos Jogos Olímpicos de Tóquio para cuidar de sua saúde mental. Ela abandonou a final da ginástica artística e deixou claro que foi que a sua saúde mental é mais importante. A atleta já é dona de quatro ouros e um bronze, conquistados nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

LIONEL BONAVENTURE / AFP
RETORNO Simone Biles faturou o bronze ontem na trave - LIONEL BONAVENTURE / AFP

Rayssa Leal

A skatista Rayssa Leal foi um dos nomes mais comentados durante as Olimpíadas de Tóquio. A brasileira de apenas 13 anos de idade se tornou a atleta mais jovem da história do Brasil a subir em um pódio e conquistar a medalha de prata na nova modalidade, o Skate Street. Natural do estado do Maranhão, a garota passou a integrar a Seleção Brasileira desde 2018, quando tinha apenas 11 anos. 

RICHARD CALLIS/FOTOARENA
DESTAQUE A skatista Rayssa Leal foi um dos destaques na Olimpíadas - RICHARD CALLIS/FOTOARENA

Ítalo Ferreira

O potiguar Ítalo Ferreira, natural de Baía Formosa também foi um dos brasileiros destaques e levou o ouro olímpico do surfe para casa. O surfista, que tem uma origem simples, começou a surfar com um pedaço e isopor e viu no esporte a oportunidade de mudar de vida.

EFE
Ítalo Ferreira foi campeão da WSL em 2019. - EFE

Maurício Souza

Um dos nomes mais pesquisados também foi o do jogador de vôlei Maurício Souza que foi afastado do time após se envolver em um caso de homofobia. O atleta se posicionou nas redes sociais contra a bissexualidade do atual Superman, anunciada pela editora DC Comics. O jogador colocou na legenda: "Ah, é só um desenho, não é nada demais...Vai nessa que vai ver onde vamos parar...". Maurício se pronunciou em vídeo de sete minutos no Instagram e escreveu na legenda: "Lutar pelo que se acredita é para poucos! Pelos meus valores, crenças e propósitos eu irei até o fim! Custe o que custar".

REPRODUÇÃO/TIME MINAS TÊNIS CLUBE
Maurício é conhecido por ter um perfil conservador e apoiador do presidente Jair Bolsonaro. - REPRODUÇÃO/TIME MINAS TÊNIS CLUBE

Gabriel Medina

Com um campeonato recheado de polêmicas, um dos favoritos na modalidade do surfe masculino o brasileiro Gabriel Medina, acabou sendo derrotado nas semifinais e perdeu a disputada medalha de bronze para o australiano Owen Wright. O brasileiro bicampeão não ficou satisfeito com o resultado e questionou o critério das notas dos jurados.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Participação de Gabriel Medina nos Jogos de Tóquio rendeu várias polêmicas - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Rosamaria Montibeller

A jogadora de vôlei e integrante da equipe brasileira, Rosamaria Montibeller, natural de Santa Catarina, também foi um dos destaques das Olimpíadas de Tóquio. A atleta ganhou na raça a medalha de prata na competição e esboçou reações explosivas, também se tornando destaque na partida, com 16 pontos.

REPRODUÇÃO/TIME BRASIL
Rosamaria Montibeller é natural de Santa Catarina - REPRODUÇÃO/TIME BRASIL

Douglas Souza

Outro jogador que ganhou o pódio do público foi Douglas Souza, ele se tornou um fenômeno nas redes sociais e acumulou 2,9 milhões de seguidores. Amigo de pessoas famosas como Pabllo Vittar, e abertamente gay, Douglas foi um dos que mais se engajaram contra as postagens tidas como homofóbicas do ex-colega Mauricio Souza. Para além do vôlei o jogador também se revelou um gamer de mão cheia, se tornando uma das novidades dos e-sports em 2021. Recentemente o jogador anunciou estar de saída do time Vibo Valentina, da região da Calábria, na Itália, após três meses na Europa o jogador disse que está voltando para o Brasil.

COB
Atleta da seleção brasileira de vôlei, Douglas Souza milita pela causa LGBTQIA+ - COB

Ana Marcela Cunha

Na natação a baiana Ana Marcela Cunha, de 29 anos, conquistou a medalha de ouro na maratona aquática e se tornou uma das brasileiras destaques nas competições de natação.

OLI SCARFF/AFP
DOMINANTE Ana Marcela Cunha arrasou na maratona aquática - OLI SCARFF/AFP

Tags

Autor