Corpus Christi: veja oração especial para celebrar a data

A celebração católica rememora a instituição da eucaristia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 16/06/2022 às 9:53 | Atualizado em 16/06/2022 às 10:03
Notícia
X

É celebrado nesta quinta-feira (16), o dia de Corpus Christi. A festa católica é comemorada 60 dias após a Páscoa e rememora a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo.

O sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Jesus com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória.

Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

Confira a oração de Corpus Christi

"Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!"

Corpus Christi é feriado?

O Corpus Christi não é feriado nacional. Em algumas capitais a data é feriado e consta do calendário local. Mas tradicionalmente, nesse dia, os governos acabam decretando ponto facultativo.

Em Pernambuco o ponto facultativo ocorre nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta no dia de Corpus Christi. Este ano não haverá a tradicional transferência do ponto facultativo para 23 de junho, véspera de São João.

Tags

Autor