CENSO 2022: para que serve o Censo? Quanto tempo leva o questionário? Que perguntas o IBGE vai fazer?
O questionário básico do Censo 2022 leva entre cinco e dez minutos para ser respondido, enquanto para o ampliado o tempo estimado é de 15 a 20 minutos. Definição de quem responde o maior ou o menor é automática
A partir desta segunda-feira (1º), um recenseador pode bater na sua casa com o questionário do Censo 2022 do IBGE.
Realizado a cada dez anos, o último deveria ter acontecido em 2020, mas por conta da pandemia da covid-19 e da falta de orçamento do governo Federal ele foi adiado para este ano. Mas você sabe para que serve o Censo?
Geralmente as pessoas pensam que ele serve para contabilizar a população brasileira, mas não é apenas isso. O Censo permite conhecer as condições de vida da população, apontando quem somos, quantos somos, onde vivemos, como vivemos e tantas outras informações.
Em sua 13ª edição, o Censo vai percorrer sendo 75 milhões de domicílios, onde moram cerca de 215 milhões de habitantes, nos 5.568 municípios do País, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Isso significa percorrer o Brasil de Norte a Sul, residência a residência, para trazer um retrato mais atual do Brasil.
Em Pernambuco, a operação do Censo vai contar com com 7.961 recenseadores e 987 agentes censitários. Eles vão visitar os mais de três milhões de domicílios e os cerca de 9,7 milhões de moradores dos 184 municípios do Estado e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Pernambuco, Gliner Dias Alencar, explica que o Censo 2022 terá dois tipos de questionários: o básico com 26 questões e que investiga as principais características do domicílio e dos moradores e o chamado questionário da Amostra, que conta com 77 questões.
"A definição de quem vai responder cada um é feita por meio de um sistema virtual, sem a interferência do IBGE", explica.
O questionário básico leva entre cinco e dez minutos para ser respondido, enquanto para o ampliado o tempo estimado é de 15 a 20 minutos.
Em cada casa, pelo menos uma pessoa é entrevistada e poderá responder por todos os demais moradores.
Segundo o IBGE, a coleta está prevista para durar três meses, até o dia 31 de outubro. Graças a coleta em tempo real, os primeiros resultados do Censo 2022 deverão ser divulgados em dezembro deste ano.
O executivo do IBGE explica que tudo o que é respondido pela população é confidencial, uma vez que as pessoas são perguntadas muitas vezes sobre aspectos sensíveis das suas vidas.
A forma mais comum de coleta do Censo é a presencial, mas os entrevistados também podem responder por telefone e internet.
Conheça as perguntas do Censo 2022
-
Questionário básico
Traz blocos de perguntas com: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.
-
Questionário da amostra (ampliado)
Além dos mesmos blocos do questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo. Uma das novidades nesta edição é a contagem da população quilombola.