RECIFE

Jardim Botânico oferece novas atividades para entreter o publico

Desde o fim de semana, visitantes dispõem de internet gratuita, participam de jogos e ações educativas

Claudia Parente
Cadastrado por
Claudia Parente
Publicado em 18/11/2015 às 7:30
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Desde o fim de semana, visitantes dispõem de internet gratuita, participam de jogos e ações educativas - FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

O Jardim Botânico do Recife passou a oferecer novos serviços para entreter os visitantes. Os que já conheciam o espaço e se ressentiam do isolamento tecnológico, agora podem se conectar com internet gratuita. Já os inquietos, que não se contentam apenas em contemplar a beleza das árvores e jardins, têm a opção de desfrutar de atividades lúdicas e educativas.

“Travamos uma batalha de mais de dois anos para instalar internet aqui por conta das dificuldades com o cabeamento”, conta a secretária de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa. “Agora que conseguimos, resolvemos democratizar e dividir com o público.” A secretária também se envolveu na tarefa de contratar 20 arte-educadores. Desde o fim de semana, eles organizam jogos e brincadeiras para crianças e adultos. “Acredito que essa seja a melhor forma de passar o conteúdo ambiental para as pessoas”, defende a secretária.

As novas atividades, realizadas todos os dias (exceto segunda-feira, quando o espaço fecha) vão desde jogos digitais ou em grandes tabuleiros a contação de histórias, oficinas e exibição de filmes. De terça a sexta, das 9h às 15h30. Já no sábado e domingo as atrações são às 9h, 10h30 e 14h.

Outro novidade do domingo é a Conversa Ambiental, bate-papo ou atividade com um convidado, geralmente no auditório (não ocorrerá neste domingo, 22). Enquanto o público adulto participa da conversa, as crianças a partir de dez anos podem permanecer no Econúcleo, em brincadeiras. “Antes, o Jardim Botânico oferecia atividades lúdicas pontuais. Agora terá programação permanente para o público”, ressalta Cida Pedrosa. A expectativa da secretária é de que as novas atividades atraiam um número maior de visitantes ao espaço, que recebe mais de duas mil pessoas todo fim de semana.

Além das novas atividades, o Jardim Botânico contará com novos equipamentos. Está prevista para o dia 20 de dezembro a inauguração do Centro de Convivência, espécie de lanchonete onde, além de comprar alimentos, as pessoas poderão levar seu próprio lanche para degustar. “Estamos atendendo recomendações da comissão do Ministério do Meio Ambiente, que elevou o Jardim Botânico do Recife da categoria ‘C’ para a categoria ‘A’”, explica Cida Pedrosa.

Para manter a classificação, a comissão recomendou que o JBR incrementasse o banco de germoplasma (sementes), ampliasse o laboratório, a biblioteca e a casa de vegetação, onde as mudas são tratadas quando estão doentes. “Já estamos reformando o prédio da administração para expandir a biblioteca e o laboratório. Essa obra deve ficar pronta na segunda quinzena de janeiro”, adianta a secretária, revelando que também será construído um espaço para abrigar pesquisadores de outras cidades. “Até março deveremos ter cumprido todas as exigências”, observa.

Últimas notícias