Homenagem aos solos

Trilha, seminário e oficina de pintura no Jardim Botânico nesta quinta

Eventos são gratuitos e têm 30 vagas cada um, pela manhã e à tarde

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 17/12/2015 às 6:40
Divulgação
Eventos são gratuitos e têm 30 vagas cada um, pela manhã e à tarde - FOTO: Divulgação
Leitura:

Oficina de pintura para crianças, seminário para técnicos e trilha para os amantes da natureza. As três atividades são oferecidas, nesta quinta, a partir das 9h,no Jardim Botânico do Recife (JBR), no bairro do Curado, Zona Oeste da cidade, numa alusão ao Ano Internacional dos Solos e ao Dia Mundial do Solo, celebrado em 5 de dezembro. Há 30 vagas para cada uma pela manhã e outras 30 a partir das 14h. As inscrições são gratuitas, feitas no local.

Uma das trilhas, a da Munguba, apresenta uma novidade a partir de hoje: passa a incluir, em seu conteúdo pedagógico, uma trincheira – de 1,40 metro de profundidade e 2,5 metros quadrados de área de superfície – onde os visitantes poderão observar a composição do solo no local, numa parceria com a unidade da Embrapa-Solos em Pernambuco, que fez a escavação na semana passada, a fim de colher sedimentos em diferentes estratos do solo, para análise em laboratório no Rio de Janeiro.

“É importante conhecer as camadas do solo, o material que é constituído e saber que ele tem de ser propício à espécie que se planta. Não adianta trazer um juazeiro para plantar num solo de praia”, observa a gerente-geral do JBR, Zenaide Nunes.

A oficina Pintando com Tinta de Solos acontecerá das 9h às 10h30, na Casa de Apoio do Viveiro Florestal, e é destinada a crianças acima de 5 anos. No local, há mesa, pias, bancadas e bebedouro. “As crianças vão utilizar tintas produzidas a partir do solo, conhecendo as variações de cores de cada um”, salienta a gestora.

O seminário O Solo e sua Importância nas Nossas Vidas será das 9h às 11h45, começando com exibição de vídeos. Haverá palestras abordando o solo e suas múltiplas funções; suas limitações e potencialidades na zona úmida costeira de Pernambuco; e o solo das florestas. “O evento intitulado Redescobrindo os Solos tem o objetivo de discutir a importância do solo na conservação da flora”, salienta Zenaide.

O Jardim Botânico do Recife é um museu de plantas vivas, oferecendo vários jardins temáticos, entre eles o sensorial, onde o visitante entra em contato com a natureza por meio dos sentidos. Cerca de 35 monitores, entre 70 funcionários, atuam no local, que tem estacionamento gratuito.

Últimas notícias