COMBATE ÀS MANCHAS DE ÓLEO

Prefeitura diz estar preparada para retirar o óleo caso chegue nas praias do Recife

Drones estão fazendo o monitoramento aéreo da orla do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/10/2019 às 21:39
Andréa Rêgo Barros/PCR
Drones estão fazendo o monitoramento aéreo da orla do Recife - FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

A Prefeitura do Recife, por conta de alertas para a possibilidade da chegada das manchas de óleo às praias da cidade, montou uma Central de Operações que servirá de ponto de apoio para o trabalho no combate ao material. A unidade estará montada no CAT Ambiental, no Segundo Jardim da Praia de Boa Viagem. Cerca de 200 trabalhadores da Emlurb, com o apoio de equipamentos necessários estarão atuando para o recolhimento, caso o óleo chegue à orla.

O monitoramento está sendo feito de forma periódica. Começaram nas primeiras horas desta segunda-feira (21), onde dois drones da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) sobrevoaram o local, para, caso as manchas tenham chegado, as equipes entrem em ação. Atuarão na central, além da SMAS, a Defesa Civil do Recife, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife e a Emlurb.

Esquema para voluntariado

Ainda nesta segunda-feira (21), houve uma reunião com representantes da Prefeitura do Recife e movimentos da sociedade civil organizada. Os grupos “PE Sem Lixo”, “Recife Sem Lixo”, “Recife Lixo Zero”, e “Manifesto Ambiental” e os secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça, e de Defesa Civil do Recife, Cássio Simonar, estiveram juntos para falar sobre o voluntariado no combate ao material. O recolhimento só deve ser feito por pessoas que portarem os equipamentos necessários, pois o óleo pode trazer malefícios à saúde, caso o coletor entre em contato direto com o material.

Os voluntários deverão se dirigir à Central montada no CAT Ambiental, no Segundo Jardim, para receber as orientações de como poderão ajudar. A ideia é que eles trabalhem no apoio e logística das operações. A Secretaria de Saúde participará do trabalho dando apoio necessário aos trabalhadores e voluntários.

Últimas notícias