PESQUISA

Pernambuco anuncia edital de R$ 2,5 mi para estudar toxicidade do óleo nas praias

Serão selecionados doze projetos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/10/2019 às 14:42
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Serão selecionados doze projetos - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

Por conta do aparecimento de óleo nas praias do litoral nordestino, o Governo de Pernambuco irá lançar, em alguns dias, um edital para financiar pesquisas voltadas para o desastre ambiental que atinge o estado desde o início de setembro. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Aluísio Lessa, serão disponibilizados R$ 2,5 milhões para 12 projetos selecionados. O lançamento do edital foi anunciado nesta quarta-feira (23) no Palácio do Campo das Princesas. 

“Depois de ouvir os cientistas, de quem conhece tudo isso, a parte de oceanografia, de nutrição, de pescados, de gente que convive com isso no dia a dia, a navegabilidade, o governo decidiu lançar o edital, através da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco)”, disse o secretário. Segundo ele, um dos objetivos da contratação das empresas e laboratórios por meio do edital é identificar se a água do mar está apta ou não para o banho. 

Segundo o presidente da Facepe, Fernando Jucá, os grupos de pesquisas aprovados terão o prazo de um ano para executar os projetos, que serão voltados para todas as áreas de contaminação. “Nós vamos desde a contenção dos contaminantes,  passando pelo mapeamento que envolve a questão das correntes, para onde esse óleo está se deslocando. Existe aquele óleo superficial, de baixa densidade. Mas a substância altera essa densidade e depois afunda. Então, existe uma preocupação com a flora, a fauna, com a qualidade dos alimentos. Existe uma preocupação de incentivar a pesquisa aplicada que vá na direção da saúde humana para que a gente não tenha nenhum impacto além dos que nós estamos vendo nas praias”, explicou Jucá. 

O presidente da Facepe explicou ainda que haverá um cronograma para os pesquisadores apresentarem os resultados. 

Praias atingidas no Nordeste

Últimas notícias