Moradores do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, denunciaram que manchas de óleo teriam aparecido na praia, nas imediações do Parque Dona Lindu, no fim da manhã desta quarta-feira (6). A Defesa Civil do Recife negou que a substância tivesse chegado à praia. Além disso, equipes da Secretaria do Meio Ambiente, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e da própria Defesa Civil estiveram no local fazendo o monitoramento.
Leia Também
- Mais 4 navios gregos estão entre os investigados por vazamento de óleo
- Fiocruz treinará profissionais e orientará população sobre vazamento de óleo
- Governo pede via Interpol dados de empresa que administra navio suspeito de vazamento de óleo
- Petroleira grega nega ser responsável por derramamento de óleo no Nordeste e diz ter provas que provam sua inocência
- ''Não sabemos a quantidade derramada (de óleo) que está por vir'', diz ministro da Defesa
- 'O pior ainda está por vir', diz Bolsonaro sobre manchas de óleo
- Brasileiros temem impacto de mancha de óleo no turismo do Nordeste
No início da tarde desta quarta, a Prefeitura do Recife descartou a presença de óleo na praia de Boa Viagem. Por meio de nota, o órgão esclareceu que montou uma operação contando com cerca de 200 homens da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), além de equipes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), Secretaria de Saúde e Secretaria de Turismo e Lazer, deslocadas para a área. O Comitê de Crise do Governo do Estado foi acionado, enviando um barco para o local.
Informalmente, informações garantem que na verdade a “mancha” vista é de sargaço e galhos.
Até então, a primeira e única aparição de óleo no litoral recifense foi registrado no dia 3 de setembro, quando o desastre ambiental ainda não tinha tomado a dimensão atual.
Monitoramento
A Prefeitura do Recife afirmou, na mesma nota, que tem trabalhado com monitoramento das praias da cidade, com equipes de prontidão para caso a mancha chegue. Com o aumento da possibilidade da chegada da mancha, há 20 dias, o órgão fez também um trabalho de conscientização nos prédios da Avenida Boa Viagem, teve reunião e cadastrou voluntários através da plataforma Transforma Recife e montou uma Central de Operações no CAT Ambiental, localizado no 2º Jardim de Boa Viagem.