LITORAL

Expedição da UFPE avalia extensão do desastre com óleo nas praias

Comitê UFPE SOS Mar partiu do Recife com 21 pesquisadores

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/11/2019 às 7:35
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Comitê UFPE SOS Mar partiu do Recife com 21 pesquisadores - FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

Uma expedição oceanográfica do comitê UFPE SOS Mar com 21 pesquisadores partiu do Porto do Recife, nesse domingo (24), a bordo do navio Vital de Oliveira-H39, pertencente à Marinha do Brasil, para avaliar a extensão das manchas do derramamento de óleo que atingiu várias praias do litoral do Nordeste e do Estado do Espírito Santo (Sudeste do país). A missão é coordenada pelo professor Marcus André Silva, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

O Vital de Oliveira, que ficou aberto a visitação no Porto do Recife, no sábado, é o navio de pesquisa hidroceanográfico mais moderno da Marinha. Fabricado na China e comprado em 2015, foi fruto de acordo de cooperação entre Marinha do Brasil, Vale S.A., Petrobras S.A e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

>>> Confira tudo o que se sabe sobre as manchas de óleo em Pernambuco

Dotado de um moderno sistema de propulsão azimutal (hélice que gira 360 graus em torno do seu eixo vertical e proporciona excelente manobrabilidade) e de posicionamento dinâmico, além de avançados equipamentos e laboratórios, o Vital de Oliveira é capaz de realizar trabalhos científicos nas áreas de Oceanografia, Hidrografia, Geologia e Meteorologia.

Segundo nota oficial divulgada ontem pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) – formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – o Vital de Oliveira encerrou a primeira fase da coleta de dados na costa da Bahia, onde há movimentação circular de corrente, e não encontrou indício de óleo.

>>> Fragmentos de óleo são avistados no Rio de Janeiro

Na mesma nota, o GAA informa que os Estados do Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco estão com as praias limpas. O texto diz ainda que permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento: Araioses, no Maranhão; Japaratinga, Barra de São Miguel, Maragogi, Coruripe e Feliz Deserto, em Alagoas; Estância e Itaporanga, em Sergipe; e Jandaíra, na Bahia.

Desde o início da primeira ocorrência de óleo, 749 localidades foram atingidas. Há 14 dias, registra o grupo, não são encontradas manchas de óleo no mar e, nos últimos 30 dias, 94% das ocorrências correspondem a vestígios de óleo nas praias atingidas.

VISITAÇÃO

Os curiosos em conhecer um navio por dentro tiveram programação gratuita nesse domingo (24). O navio de guerra Fragata União, com 129 metros de comprimento, ficou aberto para visitação no Porto do Recife e diversas famílias foram conferir a embarcação que também faz parte da Operação Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!, e tem atuado contra manchas de óleo na costa brasileira.

O motorista Jadilson de Barros, 37, foi com a esposa e os dois filhos fazer o passeio. “Eu já tinha visto, entrado num navio e sempre quis trazer meus filhos. Com essa oportunidade ele puderam conhecer um pouco mais do trabalho da Marinha. Ficaram encantados.” Quem também levou a família para visitar o navio foi o analista de infraestrutura Rildo Wanderley, 46. Ele esteveo com a esposa, o filho e o sogro. A família conheceu as instalações do navio, inclusive a cabine de controle e as armas da embarcação. “Acho importante esse espaço para sabermos mais sobre o trabalho das Forças Armadas que garantem a soberania do País.”

Últimas notícias