Instituto Federal de Educação

IFPE inaugura nova sede no Cabo de Santo Agostinho

A previsão é de que o novo prédio já receba os estudantes no início do primeiro semestre de 2019

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/12/2018 às 15:48
Foto: Divulgação/IFPE
A previsão é de que o novo prédio já receba os estudantes no início do primeiro semestre de 2019 - FOTO: Foto: Divulgação/IFPE
Leitura:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) inaugurou, nesta sexta-feira (28), a sede definitiva do Campus Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).  A previsão é de que o novo prédio já receba os estudantes no início do primeiro semestre de 2019. 

A obra, localizada no terreno do Convida Suape, teve início em 2015 e recebeu um investimento total de R$ 35 milhões por parte do Ministério da Educação. 

Novos cursos

Criado em 2014, o Campus Cabo vinha funcionando provisoriamente nas instalações da Faculdade de Ciências Humanas (Fachuca) do município. Atualmente, são ofertados quatro cursos técnicos subsequentes: Hospedagem, Cozinha, Logística, Meio Ambiente, além do curso de Qualificação Profissional de Almoxarife. A partir do primeiro semestre de 2019, serão oferecidos dois cursos superiores, o de Bacharelado em Administração e o de Tecnologia em Hotelaria, além da especialização em Gestão Estratégica em Logística.

A expectativa é de que o Campus, que hoje atende 600 estudantes, passe a receber cerca de 1,5 mil.

Estrutura

A nova sede conta com uma área de 12.650 metros quadrados, dois blocos de sala de aula com 15 ambientes, dois blocos de laboratórios com 12 ambientes, além de um bloco administrativo, um bloco acadêmico e um ginásio poliesportivo. A estrutura inclui ainda auditório, biblioteca, área de convivência, além de uma creche para receber os filhos de servidores, estudantes e da comunidade local.

A cerimônia de inauguração foi realizada no novo prédio da unidade, com a presença da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, do diretor-geral do Campus Cabo, Daniel Assunção, da Diretora do Departamento de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Gouveia, e do deputado Federal Mendonça Filho, que representou o Ministério da Educação (MEC).

"Vivemos um dia simbólico porque, amanhã, completamos dez anos da lei que criou os Institutos Federais. Hoje, estamos inaugurando o primeiro campus da terceira expansão e isso é uma resultado de uma caminhada que não se faz sozinho. O IFPE existe para democratizar a sociedade e transformar vidas e esse campus faz parte dessa construção", afirmou a reitora Anália Ribeiro.

O deputado federal Mendonça Filho destacou o papel estratégico do Campus Cabo de Santo Agostinho. "Quando liberamos os primeiros recursos, tivemos a dimensão de que não se tratava apenas de mais um campus do IFPE, mas de um verdadeiro complexo educacional. Fico feliz de ter dado minha contribuição para esse legado", afirmou.

Campus Abreu e Lima

Entre os campi da terceira expansão, o próximo a ser inaugurado é o de Abreu e Lima, no Grande Recife, que hoje funciona provisoriamente num prédio cedido pela prefeitura do município. A previsão é de que a sede definitiva seja aberta à comunidade no mês de fevereiro de 2019.

As novas sedes dos campi Igarassu e Paulista têm inauguração programada para julho, e Palmares, para o mês de dezembro. 

Últimas notícias