Metrô

Retorno do funcionamento do Ramal Camaragibe do Metrô ainda é indefinido

A linha parou desde a última quarta-feira (17), após a queda sobre a via de um cabo de 230 mil volts da Chesf, causando um curto circuito

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/12/2014 às 10:20
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A linha parou desde a última quarta-feira (17), após a queda sobre a via de um cabo de 230 mil volts da Chesf, causando um curto circuito - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 16h46

Os usuários do Metrô do Recife que utilizam o ramal Camaragibe vão precisar de mais paciência nos próximos dias. Danificado pela queda de um cabo de alta tensão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a linha do metrô continua sem funcionar e não há previsão de retorno das atividades. A equipe de manutenção do Metrorec já trabalha há cerca de 40 horas.

A linha parou desde a última quarta-feira (17), após a queda sobre a via de um cabo de 230 mil volts da Chesf, causando um curto circuito. Segundo o Metrorec, a descarga elétrica danificou, além da estrutura do metrô, equipamentos eletrônicos muito sensíveis, e não há a possibilidades de retomar as atividades sem fazer todos os reparos necessários.

O Metrorec orienta que os passageiros que estão no Centro peguem o metrô e sigam para a estação do Barro e então optem por um ônibus para ir até Camaragibe.

O problema nas ligações da Chesf causou um apagão na Região Metropolitana do Recife (RMR) e alguns municípios da Zona da Mata e Agreste do Estado. A energia faltou devido a curtos circuitos que ocorreram em dois pontos diferentes de uma linha de alta tensão da Chesf, próximo as subestações de Joiram, no Curado, e a do Bongi, localizada perto da sede da Chesf. Os curtos circuitos fizeram a linha de alta tensão da Chesf cair em cima da rede de distribuição da Celpe, o que provocou o clarão visto quando ocorreu a falta de energia numa grande parte do Recife.

Leia a nota da CBTU:

"O Metrô do Recife informa que o funcionamento da linha Centro, ramal Camaragibe, compreendido entre as estações Alto do Céu a Camaragibe, se encontra fechado desde a noite do dia 17, devido à queda de um cabo de transmissão da Chesf de 230 Kva. A queda do referido cabo ocasionou um curto-circuito generalizado em todo o ramal, danificando rede elétrica, cabos de alta tensão e equipamentos eletro-eletrônicos que fazem o monitoramento dos trens e a sinalização de via do Metrô do Recife, ou seja, a segurança, a pontualidade e a regularidade do sistema. 

No primeiro momento, os técnicos repararam toda a parte física e elétrica do ramal, mas os equipamentos de sinalização, que são mais sensíveis, foram danificados com a alta voltagem, impedindo, assim, a normalização do sistema, pois eles cuidam do monitoramento, da circulação e da segurança do Metrô. 

Infelizmente, a cada momento novas ocorrências são registradas com os equipamentos de sinalização de via, dificultando a normalização do ramal Camaragibe, pois esses equipamentos requerem o reparo total dos mesmos, não podendo funcionar parcialmente. A CBTU lamenta o incidente que atrapalha a vida de milhares de passageiros, e está trabalhando 24 horas para normalizar a vida do cidadão que utiliza esse importante meio de transporte. Não mediremos esforços para que, no menor espaço de tempo possível, o ramal Camaragibe volte a sua normalidade."

Últimas notícias