Apagão

Saiba o que fazer se você teve eletrodomésticos danificados pelo apagão

Consumidores devem procurar pela vistoria técnica da Celpe para serem ressarcidos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/12/2014 às 12:11
Foto: Acervo/JC Imagem
Consumidores devem procurar pela vistoria técnica da Celpe para serem ressarcidos - FOTO: Foto: Acervo/JC Imagem
Leitura:

As pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo causado pelo apagão que atingiu o Grande Recife e o interior de Pernambuco tem o direito de ser ressarcido. A falta de energia que afetou 500 mil pessoas começou a partir das 23h e ainda nessa manhã o abastecimento não havia sido normalizado em alguns locais do Recife.


Nos casos em que a falta de energia queimou ou danificou eletrodomésticos, a recomendação é de que o consumidor entre em contato com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), informando a data e o local da ocorrência, e solicite uma vistoria técnica para avaliar a extensão dos danos. É fundamental registrar e guardar o número do protocolo da queixa ou comprovante.

Segundo a Celpe, o ressarcimento só acontece caso seja provado que o aparelho tenha sido danificado por conta da interrupção de energia. Dessa forma, é imprescindível que o consumidor espere pela vistoria técnica da Celpe antes de realizar o concerto do equipamento, caso contrário, o ressarcimento poderá ser negado.

A Celpe ressalta ainda que ocorrências como a registrada na noite de quarta-feira (17) no sistema da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), em geral, não provocam danos em equipamentos elétricos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através de uma resolução, facilitou o processo de ressarcimento em caso de eletrodomésticos danificados por problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica. Entretanto, o consumidor ainda pode apelar para o Código de Defesa do Consumidor ou para a Justiça em caso de insatisfação.

Últimas notícias