Qualificação

Quatro mil vagas em cursos profissionalizantes no Recife

Há 51 cursos, dos quais sete são novos: inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos, assistente de estética, assistente judiciário, tranças e penteados, massagista e arte finalista

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/01/2015 às 7:35
Foto: ABr
Há 51 cursos, dos quais sete são novos: inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos, assistente de estética, assistente judiciário, tranças e penteados, massagista e arte finalista - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

Estão abertas, desta segunda-feira (5) até 18 de janeiro, inscrições para quatro mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos. Interessados devem se cadastrar no site da Prefeitura do Recife, que está oferecendo os cursos. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição. As aulas começarão em 2 de março.

A Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, responsável pelos cursos, vai divulgar a lista dos contemplados com as vagas no dia 22 e janeiro. Há 51 cursos, dos quais sete são novos: inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos, assistente de estética, assistente judiciário, tranças e penteados, massagista e arte finalista. 

Além desses, estão sendo oferecidos diversos cursos nas áreas de higiene e beleza, vestuário, artesanato, idiomas, alimentação, saúde, escritório, turismo e construção civil. A recomendação da prefeitura é que no momento da inscrição os candidatos consultem os requisitos de idade e escolaridade de cada curso.

As informações sobre as inscrições estarão disponíveis no edital do processo seletivo, publicado no site. Assim como no semestre passado, a efetivação das matrículas será realizada exclusivamente nas escolas profissionalizantes, nos dias 26 e 27 de janeiro. Será necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Caso algum inscrito não efetue a matrícula na escola, ele perderá a vaga, que vai ser remanejada para outro interessado. Haverá três listas de remanejáveis, nos dias 31 de janeiro, 9 e 15 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-2587.

De acordo com o secretário municipal de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, houve planejamento pedagógico, com avaliação dos cursos já existentes e levantamento de novas demandas e revisão dos conteúdos. Também um novo sistema regulador das aulas que inclui controle de frequência e processo de avaliação dos alunos e instrutores. As escolas passarão por revisão nas estruturas físicas, garantiu o secretário.

Últimas notícias