Igreja

Dom Hélder Câmara recebe título de Servo de Deus

Com a nomeação, o "Dom da Paz" está mais perto do processo de beatificação e canonização

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/04/2015 às 12:49
Foto: ABr
Com a nomeação, o "Dom da Paz" está mais perto do processo de beatificação e canonização - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O arcebispo emérito de Olinda e Recife,  dom Hélder Câmara, recebeu o título de "Servo de Deus", um dos primeiros passos do processo de beatificação e canonização. A solicitação havia sido emitida em maio do ano passado pelo atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, mas a Congregação para a Causa dos Santos só emitiu o parecer favorável agora.

A próxima etapa é reconhecer as "virtudes heróicas" de dom Hélder. Uma comissão será nomeada por dom Fernando Saburido para estudar os textos publicados em vida e analisar os testemunhos de pessoas que conheceram o "irmão dos pobres". Em seguida, o relator do processo que será nomeado pela Congregação para a Causa dos Santos, vai analisar o documento, denominado "Positio". Assim que for aprovado, o papa concede o título de Venerável Servo do Senhor.

Após a concessão, o "Dom da Paz" também passará pela fase de beatificação, no qual será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por dom Hélder, e a fase de canonização. Nesta etapa, será preciso comprovar outro milagre ocorrido após a nomeação como beato. Além de dom Hélder, a Arquidiocese de Olinda e Recife tem mais três processos de beatificação, de Dom Vital e Frei Damião.

História - Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, no Ceará. Tornou-se padre aos 22 anos e teve sua vida religiosa marcada pela militância política. Somente em abril de 1964, poucos dias após o golpe militar, dom Hélder tomou posse na arquidiocese de Olinda e Recife. Em Pernambuco, Câmara protagonizou diversos embates entre a Igreja e o Governo, atuando ao lado dos oprimidos pelo regime militar e pelos mais pobres. Sua tragetória o fez ser reconhecido como "Dom da Paz", tendo sido agraciado ao longo da vida por diversos prêmios internacionais. Dom Hélder Câmara morreu no dia 27 de agosto de 1999, no Recife. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda.

Últimas notícias