decisão

Obras da Via Metropolitana Norte devem ser suspensas

A liminar foi concedida pela Primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca de Olinda, após pedido do Ministério Público de Pernambuco

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/07/2015 às 20:37
Leitura:

As obras da construção da Via Metropolitana Norte, adequação da II Perimetral Metropolitana e revestimento do Rio Fragoso, entre Olinda e Paulista, devem ser suspensas, após decisão liminar. A ordem foi concedida pela Primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca de Olinda, depois que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com ação civil pública no mês de abril. A interrupção das obras deve ser suspensa em um prazo de até 15 dias.

As obras incluem a retirada de vegetação em uma área de preservação permanente, além da desapropriação de cerca de 2 mil famílias do entorno do Rio Fragoso.

A juíza Luciana Maranhão acatou o pedido do MPPE. A magistrada avaliou que os órgãos responsáveis devem cumprir determinações que garantem a legislação ambiental.

O MPPE destaca que não é contra a obra da Via Metropolitana, mas ressalta que a forma que está sendo realizada acontece sem estudo. De acordo com o órgão, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) deve exigir Estudos de Impacto Ambiental e dos Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Também devem ser realizadas audiências públicas antes e depois da aprovação dos estudos.

A Secretaria das Cidades de Pernambuco e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) são responsáveis pelas obras. A secretaria desenvolve os projetos viários da II Perimetral e da Via Metropolitana Norte e a Cehab tem como empreendimento o revestimento do rio.

Ainda segundo o Ministério Público, as prefeituras das cidades de Olinda e Paulista vão suspender as licenças concedidas até que os estudos de impacto sejam concluídos. A Construtora Ferreira Guedes SA deve parar as obras.

Em caso de descumprimento das medidas, a multa diária para cada parte é de R$ 30 mil.

Últimas notícias