MOSQUITO

Mutirão contra o Aedes aegypti em Joana Bezerra e na Estância

Ação será feita hoje novamente em Joana Bezerra e no Bongi

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 16/01/2016 às 12:59
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Ação será feita hoje novamente em Joana Bezerra e no Bongi - FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Calhas, reservatórios de geladeiras, bebedouro de passarinho... o perigo trazido pelo Aedes aegypti pode estar em muitos pontos dentro de casa. Na manhã deste sábado (16), agentes de saúde e soldados do Exército foram ao bairro de Joana Bezerra (área central do Recife) e Estância (Zona Oeste) para alertar moradores e checar esses e outros focos do mosquito.

A ação, que faz parte dos plantões de fim de semana iniciados em novembro pela Secretaria de Saúde do Recife, será repetida neste domingo (17) em Joana Bezerra e incluirá o Bongi (Zona Oeste). No total, cerca de 40 profissionais deverão visitar cerca de 3.600 residências.o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, diz que esse movimento extra é importante porque durante a semana cerca de 25% dos moradores não estão em casa.

O mutirão tenta sensibilizar a população sobre a necessidade de vigilância constante contra a proliferação do inseto. "Lembramos que é preciso ter atenção nos lugares óbvios. Mesmo quando os reservatórios de água estão tampados, por exemplo, o mosquito entra por uma folga ou rachadura. Um lixo aberto pode ser um criadouro", lembra o secretário. "E outros pontos que nem sempre estamos atentos, como calhas, bebedouros de animais e recipientes que recebem a água de geladeiras de descongelamento automático".

Os três bairros deste fim de semana são classificados como "situação sob controle": apresentaram índice de até 1% no Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), que aponta o risco de infestação pelo mosquito.

Últimas notícias