Páscoa

Missas e procissões fazem parte da Semana Santa na Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Recife

Primeira celebração acontece nesta quinta com o Tríduo Pascal

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/03/2016 às 10:54
Foto: Reprodução/ Google Maps
Primeira celebração acontece nesta quinta com o Tríduo Pascal - FOTO: Foto: Reprodução/ Google Maps
Leitura:

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife e o Convento de Santo Antônio contam com programação especial para a Semana Santa. Missas e procissões acontecem entre esta quinta-feira (24) e domingo (27) na Rua do Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana.

A primeira celebração acontece nesta quinta-feira (24), às 17h, quando será realizado o Tríduo Pascal, a missa da Última Ceia com a cerimônia do lava-pés. Após o momento, será realizada a procissão com o Santíssimo até o Convento de Santo Antônio. "É um momento em que a Igreja tenta passar para os seus fiéis o amor e serviço ao próximo. Aquele amor capaz de lavar os pés do outro, como fez o próprio Jesus Cristo. Um gesto de humildade", pontua o ministro da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, Geraldo Alain. 

Na sexta-feira (25), dia de jejum com abstinência de carne e silêncio absoluto, é realizada a celebração da paixão a partir das 15h, na capelinha do  Convento de Santo Antônio do Recife. Em seguida, acontece a procissão do Senhor Morto pela Rua do Imperador e arredores. O Sábado de Aleluia (26), quando os católicos celebram a ressurreição do Senhor, contará com a Vigília Pascal a partir das 17h. A cerimônia começa com a bênção do novo fogo, símbolo de que Jesus é a luz do mundo. 

Já no domingo (27), às 8h, será celebrada a Missa Solene da Ressurreição do Senhor, mais conhecida como a Missa de Páscoa, encerrando a programação da Semana Santa. Logo após, haverá a confraternização pascal. Às 17h, acontece a celebração eucarística da solenidade da ressurreição do senhor.

Confira abaixo a programação completa da Semana Santa:

Quinta-feira Santa (24) - Tríduo Pascal

17h – Celebração da Última Ceia (Lava-pés) e adoração ao santíssimo sacramento

Sexta-feira Santa (25)

15h - Paixão do Senhor e cerimônia do beijo da cruz no Convento de Santo Antônio do Recife. Em seguida, haverá a Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade, saindo da Capela Dourada e voltando para a igreja da Ordem III de São Francisco do Recife.

Sábado Santo (26)

17h - Vigília Pascal no Convento de Santo Antônio do Recife

Domingo da Ressurreição (27)

8h - Missa Solene da Ressurreição do Senhor. Após a celebração, confraternização pascal Igreja da Ordem III de São Francisco do Recife.

Últimas notícias