BOA VIAGEM

Prefeitura do Recife anuncia 110 novos chuveirões na orla de Boa Viagem

A água dos chuveiros será garantida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/05/2016 às 11:50
Foto: Tato Rocha/ JC Imagem
A água dos chuveiros será garantida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) - FOTO: Foto: Tato Rocha/ JC Imagem
Leitura:

Um mês após a 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital determinar a interdição de pelo menos 33 chuveirões instalados na Praia de Boa Viagem, a Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (23) que colocará 110 novos chuveiros na orla da praia.

A instalação dos novos chuveirões faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A água será garantida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Em coletiva, a Prodetur anunciou também que 40 chuveirões serão instalados na orla de Olinda.

Contaminação

Em janeiro de 2015, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeitura que os 47 poços onde foi constatada a presença da bactéria Escherichia coli, presente nas fezes, fossem interditados. Como a medida não foi obedecida pelas autoridades, foi necessária uma ação civil pública. 

A liminar concedida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital propôs que a água fornecida à população nos chuveiros e quiosques da orla de Boa Viagem deveria se enquadrar no Código Municipal de Saúde (Lei Municipal nº 16.004/95) e na Portaria nº2.914/2011 do Ministério da Saúde. 

A Justiça havia fixado uma multa diária de R$ 5 mil caso o município extrapolasse o prazo de 45 dias para cumprir as determinações judiciais.

Últimas notícias