Doação

Hemope promove quadrilha junina para sensibilizar sobre a importância da doação de sangue

A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) e tem como objetivo ampliar em 15% o estoque estratégico de sangue. Hoje, tipo A+ é o que está em estágio mais crítico

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/06/2016 às 10:52
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) e tem como objetivo ampliar em 15% o estoque estratégico de sangue. Hoje, tipo A+ é o que está em estágio mais crítico - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O Hemope preparou uma manhã de muito forró e arrasta-pé para os doadores que foram ao Hemocentro do Recife, no bairro das Graças, Zona Norte da cidade, nesta segunda-feira. O evento, que teve a animação da Quadrilha Tradição e da banda Forró Sem Fronteiras, deu continuidade à Campanha de São João da instituição, que pretende ampliar o estoque de sangue em 15%.   

Segundo a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta, a quadrilha é uma forma animada de sensibilizar e estimular a população a doar. Este ano, uma campanha semelhante foi realizada no carnaval.  “É fundamental que aumentemos o número de doadores  para atender a demanda. Hoje, nosso estoque do tipo A+ está em nível crítico,  e os outros tipos em alerta”, expôs a diretora. 

A festa começou já no saguão de entrada da unidade. Parceira da instituição, a Quadrilha Tradição animou quem esperava o momento da triagem. Sob o tema “Simpatia para ser mais solidário nesse São João: Doar Sangue no Hemope”, os doadores aprovaram a ideia. “É muito positiva essa ação, pois além de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação, descontrai o ambiente e tranquiliza muitas pessoas que têm medo da agulha, por exemplo”, elogiou a universitária Bruna Prata, 17 anos. 

Cerca de 250 pessoas doam sangue diariamente na unidade, quando a expectativa é de que esse número seja de 350. Em junho, o número de doações teve um aumento de 5%, um terço da meta estabelecida.  O sangue é necessário principalmente no período junino, pois é a época do ano em que os hospitais registram aumento das vítimas de acidentes de trânsito e com fogos de artifício.

O doador pode ir ao Hemope de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800-081-1535. É preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. O hemocentro está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171. No site do Hemope, o doador pode pesquisar sobre o estoque e o quantitativo referente a cada grupo sanguíneo.

Últimas notícias