Causa animal

Cadelinha do projeto Amiga Zetta faz a alegria de crianças na AACD

A entidade, no Recife, recebeu o projeto Amiga Zetta pela primeira vez. Crianças brincaram com o animal e participaram de palestra e oficina de arte

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 27/07/2016 às 12:33
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A entidade, no Recife, recebeu o projeto Amiga Zetta pela primeira vez. Crianças brincaram com o animal e participaram de palestra e oficina de arte - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Uma visita fora do roteiro surpreendeu crianças que faziam fisioterapia na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), localizada na Ilha Joana Bezerra, bairro da área central do Recife, na manhã desta quarta-feira (27). Na pausa entre os exercícios, os pacientes foram convidados a brincar com uma cadela, a Beagle Zetta, de oito anos.

Mansa e dócil, Zetta fez a alegria de Adoriabelly Bernardo, garotinha de 3 anos que nasceu com paralisia cerebral. Com ajuda de aparelhos, a menina aprendeu a andar há apenas quatro meses. Nesta quarta-feira (27), ela mostrou os avanços no tratamento ao ficar de pé e caminhar atrás de cadela. “Ei, eu quero falar com você! Venha cá, para eu falar com você!”, dizia com um sorriso estampado no rosto.

Vanusa Maria da Silva, 27 anos, mãe de Adoriabelly, aprovou. “Não sabia que teria um cão durante o tratamento. Foi bom para as crianças. Belly provavelmente vai esquecer disso quando a gente chegar em casa. Mas, agora, ela está aproveitando”, declara Vanusa. A menina faz terapia ocupacional, atividades na piscina e tem acompanhamento com psicólogo e fonoaudiólogo na AACD.

PROJETO

A ideia de levar a cadela para a entidade, que atende em média 700 pessoas por dia (cerca de 400 são crianças), é da profissional de marketing e responsável pelo projeto Amiga Zetta, Marcela Tenório. O projeto nasceu com o lançamento de um livro contando a história da beagle e cresceu com a criação de um ciclo de palestras sobre a causa animal.

As palestras são destinadas a crianças a partir de 5 anos de idade. “Falamos sobre abandono, bichos de raça X vira-lata, castração, animais idosos e especiais. Usamos uma linguagem própria para os pequenos”, diz Marcela. Segundo ela, há 100 milhões de cachorros e gatos no Brasil, número que corresponde a quase a metade da população do País.

“É um dado relevante e desse total 30 milhões vivem nas ruas. Nossa proposta é melhorar a interação entre os humanos e os bichos, desde a infância, para um futuro melhor”, declara Marcela. As palestras eram realizadas em escolas e pela primeira vez é levada à AACD. A ação se repete na tarde desta quarta-feira (27) com a presença de um cachorro que se locomove em cadeira de rodas, Beethoven.

Para Júlio César Bernardo, responsável pelo setor de marketing da AACD, a iniciativa poderá se repetir em eventos festivos da entidade. “Estamos percebendo, pela reação das crianças, o efeito positivo da ação”, avalia Júlio César. Os pacientes também participam de oficinas de arte com a temática animal

Últimas notícias