Regata

Navio veleiro 'Cisne Branco' participa da Refeno neste sábado

O veleiro Cisne Branco atracou no Recife para participar da 28ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/09/2016 às 14:10
Guga Matos/JC Imagem
O veleiro Cisne Branco atracou no Recife para participar da 28ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, atracou no Porto do Recife para participar da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que ocorre neste sábado (24), a partir das 10h. A embarcação, que tem cerca de 76 metros de comprimento, 32 velas e 51 tripulantes, terminou de ser construída em 1999 e foi incorporada à Marinha em fevereiro de 2000. Desde 2007, o navio não participa da Refeno, por não haver competidores diretos ou que tenham porte semelhante.

De acordo com o comandante do 3º Distrito Naval, almirante Aguiar Freire, o navio tem a função primordialmente diplomática. "O Cisne Branco é utilizado principalmente na instrução de aspirantes a marinheiros e divulgação das ações da Marinha que, por não estar. O navio veleiro induz no marinheiro o sentimento do mar, que é muito importante na formação. Saber o comportamento do navio frente aos ventos, correntes e marés ajuda muito na formação de nossas tripulações”, explicou o almirante.

Nesta edição da Refeno, o Cisne Branco vai apenas acompanhar as regatas até o arquipélago. A previsão é de que, após a largada, o veleiro finalize o percurso em aproximadamente 48h. Por ser uma embarcação de grande porte, o navio não funciona exclusivamente à vela e tem um motor para ajudar na propulsão. Apesar disso, com a ajuda dos ventos, o navio chega a até 30 quilômetros por hora. 

“Teremos durante a refeno oito cadetes da nossa escola naval, que representam a principal função do navio, a instrução. O Cisne Branco tem uma beleza singular e representa muito bem o Brasil internacionalmente. Nossa ideia na Refeno é velejar sem motor, mas isso vai depender das condições externas”, disse o comandante do Cisne Branco, João Alberto de Araujo Lampert.

REFENO

A maior regata oceânica do Brasil começa neste sábado (24). A 28ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), tem saída do Marco Zero, às 10h. O monocasco Camiranga, do Rio Grande do Sul, busca o troféu Fita Azul pela terceira vez seguida.

Até o momento, 51 embarcações de oito classes diferentes já se inscreveram na prova. A categoria com mais representantes é a classe Aberta, que conta com 17 inscritos. O segundo maior número de participantes é na classe RGS, que terá dez barcos, sendo quatro deles pernambucanos.

Últimas notícias