REIVINDICAÇÕES

Adeppe denuncia ao MPPE irregularidades no programa de pagamento de horas extras

Presidente da associação afirma ainda que, com a atual estrutura da Polícia Civil, delegados deixam de investigar casos como assaltos a ônibus

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/09/2016 às 16:25
Foto: Twitter JC
Presidente da associação afirma ainda que, com a atual estrutura da Polícia Civil, delegados deixam de investigar casos como assaltos a ônibus - FOTO: Foto: Twitter JC
Leitura:

A Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) formalizou, junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma denúncia contra irregularidades no Programa de Jornada Extra da Segurança (PJES). A representação foi formalizada no dia 16 deste mês.

Segundo a associação, os principais problemas no programa são o pagamento da PJES para ocupantes de cargos comissionados, pagamentos de cotas do PJES acima do limite de 10 cotas por servidor e até mesmo a realização de horas extras em mais de um local simultaneamente. Profissionais que ocupam cargos comissionados não podem receber o adicional, criado para evitar a realização de ''bicos'' após o horário habitual de serviço. Além disso, é permitida apenas a realização de 10 cotas - as horas extras -  por mês, cada uma de até 12 horas. A associação alega que alguns delegados realizam até 20 por mês.

O presidente da Adeppe, Francisco Rodrigues, afirma que esse tipo de conduta, além de causar prejuízos ao erário, pode gerar danos irreversíveis para a sociedade como um todo.

"Um órgão que deveria fiscalizar não pode ter essas falhas. Os profissionais ficam cansados, sobrecarregados, o que pode ocasionar erros irreparáveis na execução das tarefas. Além disso, muitos trabalham em mais de um local no mesmo horário, ou recebem as cotas de forma desnecessária", assegura.

LEIA TAMBÉM
>> Mentor do Pacto pela Vida diz que programa de segurança pública do governo de Pernambuco morreu

Caso as irregularidades sejam comprovadas, os gestores dos profissionais podem ter que ressarcir os valores recebidos e até sofrerem exoneração.

No dia 1º de setembro, cerca de 200 delegados decidiram não trabalhar mais no PJES. Em nota à imprensa, Francisco Rodrigues disse que os delegados estavam insatisfeitos com a atual estrutura da Polícia Civil e que esses profissionais atualmente trabalham basicamente em flagrantes, sem realizar investigações.

"Assaltos a ônibus, assaltos a carros-forte, não estão sendo devidamente investigados. A segurança pública do estado tem como base de seu funcionamento o PJES, que nada mais é que um programa de pagamento de horas extras que não remunera corretamente os servidores", explicou o presidente da Adeppe, ressaltando que muitos policiais civis são sobrecarregados de cotas do programa.

Últimas notícias