REBELIÃO

Entidades cobram posicionamento do Estado sobre mortes na Funase de Timbaúba

Gajop, conselho tutelar e Comissão de Direitos Humanos da Alepe dizem que há denúncias de maus tratos e torturas. Três adolescentes morreram na madrugada desta terça-feira após rebelião

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/10/2016 às 12:10
Foto: Ricardo Labastier / JC Imagem
Gajop, conselho tutelar e Comissão de Direitos Humanos da Alepe dizem que há denúncias de maus tratos e torturas. Três adolescentes morreram na madrugada desta terça-feira após rebelião - FOTO: Foto: Ricardo Labastier / JC Imagem
Leitura:

Representantes da sociedade civil e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa cobram explicações do governo de Pernambuco em relação às mortes de três adolescentes que cumpriam medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Timbaúba, na Zona da Mata. Os rapazes morreram na madrugada desta terça-feira após uma rebelião na unidade. Outros oito internos ficaram feridos.



"Hoje foi em Timbaúba, mas estamos falando de um sistema falido, que viola os direitos humanos e não ressocializa os jovens. Pernambuco é o Estado com maior número de mortes dentro do sistema socioeducativo. Foram 32 assassinatos dentro das unidades nos últimos cinco anos, de 2012 a 2016. O governo estadual precisa assumir a responsabilidade disso. Há um sério problema de gestão", afirma Romero Silva, membro do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop).



Segundo André Torres, conselheiro tutelar de Recife, um grupo de conselheiros de Goiana foi impedido recentemente de fazer uma fiscalização na unidade de Timbaúba. "Essa tragédia de hoje vinha sendo anunciada há muito tempo", diz André.

Assessor jurídico da Comissão de Direitos Humanos da Alepe, Rafael Vasconcelos disse que há denúncias de tortura e agressões dentro das unidades da Funase. "Convocamos o secretário Isaltino Nascimentos (Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude) para prestar esclarecimentos e mostrar soluções. Ele deve comparecer no próximo mês à Alepe", explica.

Romero, André e Rafael estiveram na manhã desta terça-feira no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, para dar apoio às famílias dos três rapazes mortos. Até o final da manhã nenhum corpo havia chegado ao órgão.

CONFUSÃO

Os detentos atearam fogo em movéis e colchões e provocaram diversos danos, mas a rebelião foi controlada por volta das 2h30. Sete feridos foram socorridos para uma unidade de saúde da cidade,  outro sofreu queimaduras e foi transferido para o Hospital da Restauração, na área central do Recife.

A identidade das vítimas não foi divulgada pela Funase. Segundo os servidores da instituição, o clima no local foi muito tenso. Agentes que fazem a segurança se queixam da falta de condições de trabalho no local e alertam para o risco de fugas em massa.

A polícia está investigando a motivação. Neste ano, os reeducandos fizeram duas outras rebeliões na mesma unidade por causa de disputa de grupos rivais. Em 12 de setembro, 12 internos escaparam da unidade. Atualmente, 57 internos estão no local, que tem capacidade para 60 adolescentes entre 15 e 17 anos.

 

Últimas notícias