As opções para celebrar o nascimento do Menino Jesus, no Estado, vão de apresentações culturais a religiosas. Hoje, antevéspera da chegada do filho de Deus ao mundo, há espetáculo musical no Parque Santana, Zona Norte do Recife. No Marco Zero, no Bairro do Recife, tem o tradicional Baile do Menino Deus. Quem viajar para o Agreste pode curtir a programação em Gravatá e Garanhuns.
Como a época é também de exercitar a solidariedade e o amor ao próximo, as pessoas que forem assistir ao musical Natal para Sempre, no Parque Santana, estão convidadas a doarem alimentos não perecíveis, materiais de higiene, roupas, brinquedos e lençóis. O que for arrecadado será entregue aos moradores da Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Oeste. No último dia 12 houve um incêndio na comunidade, deixando a maioria das famílias sem lar.
O musical, que acontece também amanhã e domingo, é conduzido por 18 bailarinos. Eles contam a história de uma menina que acha um livro encantado e vive aventuras com personagens de histórias infantis como Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão e o Lobo Mau. No Bairro do Recife, o nascimento de Jesus ganha toques regionais, com Mateus e Catirina e música executada ao vivo. Duas oportunidades de reunir a família para antecipar a comemoração do Natal, já que amanhã muitos preferem ficar em casa para curtir a ceia natalina.
Em Gravatá, município distante 85 quilômetros do Recife, a dica hoje é acompanhar a projeção natalina na Igreja Matriz de Sant’Ana. Na fachada da edificação são projetadas luzes coloridas e imagens, numa exibição que dura meia hora e vem chamando a atenção dos expectadores. A projeção se repete domingo. No Memorial Gravatá, localizado na Rua Cleto Campelo, tem cantata hoje e apresentação de dança no domingo.
Um pouco mais longe da capital pernambucana, a 230 quilômetros está Garanhuns, cidade que tem atraído visitantes por causa da bonita decoração. Neste fim de semana, o destaque do Natal Luz é o show do Natal Sanfonado, realizado hoje a partir das 22h30, com os músicos Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Irah Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formida, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, Cesar Amaral e Benil.
Totalmente gratuita, a programação terá também reisados, fantoches, orquestras, show acústico da cantora Amanda Back e o tradicional desfile do Papai Noel. Por falar no Bom Velhinho, a casa dele, montada próxima à área comercial da cidade, é um sucesso entre a criançada, que aproveita para tirar fotos.
A decoração, confeccionada por artesãos de Garanhuns, mesclou símbolos mundiais do Natal, como Papai Noel, neve, renas e trenós, com a cultura local, lembrando o folclore através do reisado, manifestação religiosa que rememora a jornada dos três Reis Magos para ver o menino Jesus.