RENDA EXTRA

Fundação Altino Ventura promove cursos para famílias de bebês com microcefalia

A ação prevê ainda palestras sobre empreendedorismo, técnicas de vendas e orientações

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 25/07/2017 às 12:14
Foto: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
A ação prevê ainda palestras sobre empreendedorismo, técnicas de vendas e orientações - FOTO: Foto: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Fundação Altino Ventura lançou nesta terça-feira (25/7), o “Projeto de geração de renda para famílias das crianças com microcefalia”. A ação, que tem o apoio do Consulado Geral dos EUA no Recife, vai oferecer gratuitamente cursos profissionalizantes e de empreendedorismo. Inicialmente, 30 famílias de pacientes do Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, da FAV, serão beneficiadas pela iniciativa.

As aulas acontecerão no prédio do centro, que fica na Av. Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Zona Oeste do Recife. A ideia do projeto é que pais e cuidadores participem de oficinas de artesanato e encontrem nessa atividade sua fonte de renda, uma vez que muitos deixaram de trabalhar para dar conta da agenda médica e terapêutica das crianças nos centros de saúde. As oficinas serão ministradas por voluntários e monitores. O artesanato produzido será comercializado numa feira, na sede do Centro de Reabilitação; toda renda obtida será revertida para o cuidado de mais pacientes.

"O curso será uma vez por semana, durante quatro horas. A carga horária total é de 30h/aula. A feira também vai acontecer dentro do centro, mas também podemos tentar a venda em outras feiras pela cidade", informou a assistente de projetos da FAV, Izabel Lima. "Queremos dar oportunidade para as famílias aprenderem e levarem para fora do centro, transformando a atividade que pode ser feita em casa", explicou. 

A ação prevê ainda palestras sobre empreendedorismo, técnicas de vendas e orientações quanto ao cadastro de artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), o qual possibilita a emissão da Carteira Nacional de Artesão. Os participantes que se destacarem serão monitores nas próximas oficinas para que o projeto seja ampliado.

Doações

Para ministrar o curso, a FAV precisa de doações de itens recicláveis que servirão como matéria-prima para a confecção dos produtos. Na lista estão papel, cola, fio de nylon, miçangas, bambu, arame, canutilho, tecidos coloridos, espumas, panos de prato, retalhos, caixas de leite vazias, tesouras e alicates de corte e de bico, máquina de costura (precisa de duas), martelo pequeno, estilete, arco de serra, agulhas, luvas, máscaras, verniz, pincel, cola branca, verniz e lixa. Voluntários podem se cadastrar para participar da monitoria dos cursos.

Para se voluntariar para dar aulas durante o curso, é possível entrar em contato com o setor de voluntariado por meio dos números 333024300 ou 33305605. 

Últimas notícias