Precaução

Após pequeno desmoronamento da fachada, prédio centenário é tapumado

Defesa Civil diz que não há riscos iminentes na estrutura do imóvel onde funcionou o Diario de Pernambuco

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 09/01/2018 às 7:31
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Defesa Civil diz que não há riscos iminentes na estrutura do imóvel onde funcionou o Diario de Pernambuco - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Diante dos problemas estruturais que vem apresentando, com queda de pedaços de uma janela de sua fachada no último dia 30, o centenário prédio onde funcionou a redação do Diario de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, está cercado desde ontem por tapumes colocados pela Defesa Civil. A proteção é feita anualmente no período carnavalesco, mas foi antecipada para dar mais segurança aos pedestres da área.

No dia 5, a Defesa Civil removeu algumas partes da janela que tinha risco de despencar e isolou a área com uma fita que no domingo já estava partida. Segundo a assessoria do órgão, o imóvel é constantemente monitorado e não há riscos iminentes de novos desmoronamentos.

O ambulante Manoel José de Lima, 50 anos, trabalha bem ao lado do imóvel e havia saído alguns minutos para comprar material. “Eu ia na esquina quando me falaram que caiu um pedaço, foi sorte não ter machucado ninguém, pois há moradores de rua que dormem bem embaixo do prédio e taxistas fazem ponto ao lado”, afirma. “É triste ver um patrimônio, a história, desse jeito.”

HISTÓRIA

Construído em 1903 pelo conselheiro Rosa e Silva, então proprietário, o prédio de três andares em estilo neoclássico, que se tornou uma referência da arquitetura civil do Recife, funcionou como redação do Diario de Pernambuco até 2004. Foi reduto de intelectuais e palco de acontecimentos históricos.

Da sacada do prédio centenário, lutando pela redemocratização do País, o estudante de direito Demócrito de Souza Filho tombou com um tiro na testa, no dia 3 de março de 1945, durante discurso de Gilberto Freyre. Em 2014, o imóvel foi cedido pelo governo do Estado ao Porto Digital para utilização por dez anos, mas continua fechado. Segundo a assessoria do Porto Digital, a concessão não foi concluída e a previsão é de que aconteça ainda este ano.

Últimas notícias