Em Roma

Parecer sobre beatificação e canonização de frei Damião sai dia 6

Processo foi aberto em 2003 e precisa da comprovação de milagres antes de sua morte e após beatificação

Margarette Andrea
Cadastrado por
Margarette Andrea
Publicado em 31/01/2018 às 7:49
Divulgação/Arquidiocese de Olinda e Recife
Processo foi aberto em 2003 e precisa da comprovação de milagres antes de sua morte e após beatificação - FOTO: Divulgação/Arquidiocese de Olinda e Recife
Leitura:

O processo de beatificação e canonização do frei Damião de Bozzano, aberto em 2003, receberá parecer da Comissão de Teólogos do Vaticano, em Roma, na próxima terça-feira (6), na Congregação das Causas dos Santos. “É o passo mais importante do processo, a Igreja reconhecer, oficialmente, que ele é santo”, explica o frei Jociel Gomes, postulador da causa.

Sendo positivo, o parecer será apresentado ao cardeal Angelo Amato, prefeito da congregação que, ainda este ano, deve apresentar o resultado ao papa Francisco, para que este publico um decreto de venerabilidade. “Com isso, ele pode ser venerado por suas práticas cristãs de fé e caridade, faltando apenas a comprovação dos milagres”, salienta frei Jociel.

Com a comprovação de um milagre ocorrido após a morte do frade, ele poderá ser declarado beato. E com outro milagre, após a beatificação, ele será inscrito no álbum dos santos, ou seja, canonizado. “Acompanhamos três possíveis casos de milagres, no Nordeste, que são estudados em sigilo”, informa.

MILAGRES

O religioso salienta que milagre é diferente de graça. “Graça é quando alguém pede uma ajuda e a recebe. O milagre é caracterizado quando algo não pode ser explicado pela ciência ou pela medicina, como a cura de uma doença incurável, a exemplo do Mal de Parkinson”.

No caso de cura de uma doença, que são os milagres mais comuns (inclusive os que estão em estudo), é preciso ter toda uma documentação que a comprove, inclusive declaração médica dizendo que não há explicação na medicina e na ciência para tal cura. E deve haver um curto intervalo de tempo entre a oração pedindo a intercessão do candidato a santo e a obtenção da cura.

O frei Jociel apela para que os fiéis rezem e divulguem a oração pela beatificação de frei Damião. Casos de possíveis milagres acontecidos por meio de sua intercessão pós-morte devem ser comunicados pelo email [email protected] ou pelos telefones (81)3721-3731 e (81)3424-8500.

HISTÓRIA

Conforme arquivos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Frei Damião adotou esse nome quando chegou ao Brasil, em 1931, mas seu nome de batismo era Pio Giannotti. Ele nasceu em 5 de novembro de 1898, em Bozzano, vilarejo da cidade de Massarosa, a 460 quilômetros de Roma, daí também ter adotado o sobrenome Bozzano.

Formado em Teologia, Filosofia e Direito Canônico, ele chegou a lecionar, mas optou pelo sacerdócio e realizou sua primeira missa no Brasil em Gravatá, no Agreste pernambucano. Realizou intensas peregrinações pelo interior do Norte e Nordeste, pregando o evangelho. Reunia multidões e ficou conhecido como o andarilho de Deus. Desde jovem, sofria de insuficiência cardiovascular periférica e erisipela, doenças que o levaram a passar 19 dias de coma profundo, vindo a falecer aos 98 anos, no dia 31 de maio de 1997, no Recife.

Últimas notícias