Novo projeto

Destruição de pista de skate do Parque Santana gera polêmica

Secretaria de Turismo do Estado diz que vai implantar projeto mais democrático

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 18/05/2018 às 7:31
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Secretaria de Turismo do Estado diz que vai implantar projeto mais democrático - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

A destruição da pista de skate do Parque Santana, na Zona Norte do Recife, está gerando grande polêmica entre os usuários do equipamento. Depois de demolir a pista nesta quarta, sem sequer instalar uma placa no local informando sobre a obra, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer avisa que vai implantar o projeto de um SkatePark de 1,6 mil metros quadrados no local, com 12 obstáculos diferentes e investimentos de quase R$ 600 mil, repassados pela União via emenda parlamentar. Uma ação considerada por muitos como desnecessária e antidemocrática, por falta de diálogo. Às 16h desta sexta, uma comissão se reúne no local na tentativa de alterar o projeto.

“Há um equívoco na metodologia, não houve uma pesquisa para se realizar essa intervenção, apenas fizeram uma reunião com algumas pessoas em um dia e no outro a pista estava destruída”, protesta o arquiteto, urbanista e skatista Isaac Azoubel, que integra a comissão. “Ela funcionava, atendia a uma grande quantidade de pessoas (eu faço parte de um grupo de mais de 80), o parque ficava lotado à noite. Levávamos cadeiras, crianças, cachorros. Agora acabou, é um banho de água fria”.

Azoubel salienta que a pista destruída era única em suas características. “Era voltada para o skate surf, que permite curvas mais longas e maior velocidade. Vão trocá-la por um modelo (street) que já existe em outros pontos. Por que não construíram em outro local e mantiveram a do parque? Há uma carência de pistas na cidade. Ou podiam fazer os ajustes necessários (a pista era meio rasa) e ampliar. Mas destruir? Vamos tentar alterar o projeto. Senão, só nos resta lamentar e esperar para curtir a próxima pista, com saudades da que se foi”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu o assunto na Câmara Municipal. “Foi um tiro no pé, um erro gravíssimo de gestão, o PSDB está jogando dinheiro pelo ralo”, declarou. Nas redes sociais, algumas pessoas defendem o projeto. “Eu, skatista há 19 anos, sei bem o erro que houve no antigo projeto da pista de skate do Parque Santana. Sou a favor desse novo projeto que trará melhorias para uma prática plena do skateboard, pois será feito por skatistas que entendem do assunto e não por ‘modinhas’ que andam três meses e morgam”, publicou Michael de Souza.

RESPOSTA

Por meio de nota, a Secretaria de Turismo afirma que a requalificação vem atender a uma demanda antiga dos usuários do equipamento “que não foi construído seguindo critérios técnicos adequados e tinha apenas 40% da área aproveitada”. Já o novo projeto “atenderá a diversas modalidades (street, o freestyle, surf skate e patinação), podendo servir como espaço para treinamento de skatistas profissionais, usuários amadores e as famílias que já frequentam o parque”. A previsão é de que fique pronto em seis meses. A secretaria informa que “o início da demolição se deu segundo os prazos estabelecidos pela CEF” e que uma comissão foi ouvida na última terça-feira para sugestões.

Últimas notícias