Olinda e Recife

Veja a programação de aniversário de Olinda e do Recife

Prefeituras prepararam uma programação variada para celebrar os 484 anos de fundação de Olinda e os 482 anos de vida do Recife nesta terça-feira, 12 de março de 2019

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 12/03/2019 às 8:08
Foto: Heudes Régis/Acervo JC Imagem
Prefeituras prepararam uma programação variada para celebrar os 484 anos de fundação de Olinda e os 482 anos de vida do Recife nesta terça-feira, 12 de março de 2019 - FOTO: Foto: Heudes Régis/Acervo JC Imagem
Leitura:

Nesta terça-feira, 12 de março de 2019, Olinda comemora 484 anos de fundação e o Recife celebra 482 anos de história. Que tal festejar o aniversário das cidades-irmãs? A programação é variada, com contação de histórias e lendas, cortejo de escolas de samba, apresentações artísticas, visita teatralizada em museu e, claro, bolo gigante porque aniversário sem bolo não tem a menor graça. O Recife fará sua comemoração a partir das 8h, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, que completa três anos de funcionamento nesta terça-feira (12), e está situado no Alto Santa Terezinha, bairro da Zona Norte.

A celebração no Compaz terá orquestra de frevo, artistas circenses e o bolo de 400 quilos que será cortado em 3.500 fatias para serem distribuídas ao público. O Museu da Cidade do Recife, no bairro de São José, receberá alunos de escolas municipais para comemorar o aniversário com a visita teatralizada Eu Sou o Forte, às 9h e às 14h. As crianças poderão fazer expedição para explorar o Forte das Cinco Pontas, onde o museu está instalado. Às 16h30, na cerimônia de troca da Bandeira do Recife, será cortado outro bolo na fortaleza.

Mas como 482 anos não são 482 dias, a visita teatralizada prossegue até 12 de abril de 2019 e as escolas públicas e particulares interessadas em participar devem solicitar o agendamento pelo e-mail [email protected] (telefone 3355-3107 ramal 9558). A festa de aniversário continua nesta quarta-feira (13) com passeio a pé para desbravar a história da cidade holandesa, pelo programa Olha! Recife. As inscrições devem ser feitas pelo site olharecife.com.br.

O ponto de encontro é a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, às 14h, e o roteiro inclui a Rua do Bom Jesus, reduto de judeus no século 17; a Ponte Maurício de Nassau, que substitui a primeira ponte construída na cidade pelo governador do Brasil holandês, Maurício de Nassau; e a Praça da República, em Santo Antônio, onde ficava o Palácio de Friburgo, onde Nassau morava e despachava.

No sábado (16), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife festeja o aniversário com uma edição comemorativa do CurioCidades, no Bairro do Recife, a partir das 18h, com saída da Praça do Arsenal. “Vamos contar lendas e histórias curiosas, usando imagens antigas para mostrar às pessoas as transformações ocorridas no Recife ao longo dos séculos”, avisa Bráulio Moura, gerente de Projetos Turísticos da secretaria.

Quem quiser acompanhar o passeio, que terá apoio da eletrobike do DJ Mozão, precisa se inscrever no site olharecife.com.br a partir das 9h desta sexta-feira (15). As imagens, casadas com músicas, serão projetadas em paredes. “Na Rua do Bom Jesus serão exibidas imagens do Recife do século 17, o arco do Bom Jesus que marcada uma das entradas da cidade e o mercado de escravos que existia na via”, adianta Bráulio Moura.

Imagens dos Arcos da Conceição e de Santo Antônio, que ficavam de um lado e de outro da Ponte Maurício de Nassau, serão projetadas nos tapumes que circundam o Edifício Chantecler, localizado na esquina da Avenida Marquês do Recife com o Cais da Alfândega. A festa de aniversário termina no domingo (17), com apresentação do espetáculo O Boi Voador na Praça do Marco Zero, localizada no Bairro do Recife, às 18h. “Usaremos as janelas de prédios da praça (antigo Centro Cultural Santander e da Caixa Cultural) como cenário”, diz Bráulio Moura.

O espetáculo tem cerca de uma hora de duração e recorda a história do boi que voou no governo do conde João Maurício de Nassau (1637-1644), durante a construção da Ponte do Recife, atual Ponte Maurício de Nassau, que liga o Bairro do Recife ao de Santo Antônio. Domingo, o boi estará pronto para voar do prédio da Associação Comercial de Pernambuco para uma torre armada na Praça no Marco Zero, com direito a queima de fogos e trilha sonora. Para criar o clima da época, uma réplica da antiga Ponte do Recife será montada na entrada da Avenida Rio Branco.

OLINDA

A Cidade Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade comemora os 484 anos de história, nesta terça-feira (12), ao ritmo de samba. Um cortejo de agremiações sediadas em Olinda sairá do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, a partir das 16h, e seguirá até a Praça do Carmo. Lá, a programação de aniversário continua com apresentação da Banda Seu Lunga, às 17h. Na sequência, sobem ao palco Dudu do Acordeom e a Bateria Cabulosa com seus convidados. O bolo gigante será cortado às 19h, seguido de queima de fogos de artifício.

Últimas notícias