ALÍVIO

Chuva forte no Agreste faz açude sangrar pela primeira vez em anos

As chuvas atingiram a nascente do Rio Una, que fica no município de Capoeiras, limite com São Bento do Una, e por isso, o Açude Velho sangrou

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/03/2019 às 13:31
 - Foto: Cortesia
FOTO: - Foto: Cortesia
Leitura:

Moradores de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, respiraram aliviados após anos castigados pela seca. Na madrugada deste sábado (23), o Açude Velho, que tem a nascente em Capoeiras, limite com São Bento do Una, sangrou após chover 40,67 milímetros no município, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Segundo o diretor de cultura da Prefeitura de São Bento do Una, Ailson Campos, há anos o açude não sangrava porque o paredão estava rachado. "Quando chove forte em Capoeiras, nós ficamos na expectativa, mas há vários anos não sangrava por conta do paredão rachado. O Açude Velho é um patrimônio aqui da cidade", afirmou. Ailton, que mora há mais de 50 anos em São Bento do Una, destacou que a chuva começou por volta da meia-noite e 55 minutos depois, o açude começou a sangrar.

"No centro de São Bento não choveu. Quando o pessoal que mora em Capoeiras disse que estava chovendo, nós achamos estranho. Há anos a gente sofre com a seca e hoje a cidade está em festa. No passado, o Açude Velho era como uma praia para os moradores daqui", completou o diretor, que também é poeta e escreve sobre as belezas do município.

Veja o momento em que o açude começou a sangrar

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para Capoeiras e São Bento do Una é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada ao longo deste sábado. Já a previsão deste domingo (24) para os dois municípios é de céu encoberto por nuvens e chuvisco.

 - Foto: Cortesia
Açude Velho, em São Bento do Una, sangrou pela primeira vez em vários anos - - Foto: Cortesia
 - Foto: Cortesia
Os moradores, castigados pela seca, respiraram aliviados - - Foto: Cortesia
 - Foto: Cortesia
Choveu bastante na nascente do Rio Una, que fica em Capoeiras - - Foto: Cortesia
 - Foto: Cortesia
Há anos não sangrava porque o paredão do açude estava rachado - - Foto: Cortesia
 - Foto: Cortesia
Por volta das 12h30 deste sábado o açude ainda sangrava - - Foto: Cortesia

Últimas notícias