CAMARAGIBE

Sobe número de mortos em deslizamento de barreira em Camaragibe

Sete pessoas foram encontradas sem vida; Uma mulher sobreviveu

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/06/2019 às 9:40
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Subiu o número de mortos em um deslizamento de barreira, no bairro dos Estados, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Até o momento, apenas uma mulher sobreviveu, outras sete pessoas foram encontradas sem vida sob os escombros da casa. Todos os moradores eram da mesma família. A tragédia aconteceu na última quinta-feira (13), por conta das fortes chuvas que atingiram o Grande Recife. No fim da manhã, o prefeito Demóstenes Meira (PTB) decretou estado de emergência no município.

O comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Cunha, classificou o caso da sobrevivente Larissa Lafaiete, 20, como um milagre. "Ela foi salva por Deus. Em caso de desabamentos ficam algumas bolsas de ar, que ajudam a pessoa a respirar. Mas em casos de deslizamento, com barro, não ficam bolsas de ar. Ela ficou em uma brecha entre uma geladeira e uma parede", contou.

Larissa teve duas fraturas e está no Hospital da Restauração, estável e em observação. Ela vai passou por cirurgia na tarde da sexta-feira (14) e segue internada.

Anderson Albuquerque de Melo, pai das meninas Maria Beatriz e Maria Bianca, também morava na casa e havia saído instantes antes da tragédia acontecer. Segundo informações da TV Jornal, ele se encontra bastante nervoso e abalado. Cláudio Gomes da Silva, pai de Anderson, contou que muitas pessoas ajudaram. "Foi um pânico geral na hora, mas muita gente ajudando, fazendo de tudo, mas foi  uma fatalidade. Não podia fazer nada.", disse. 

O trabalho dos Bombeiros seguiu no local até que a última pessoa desaparecida fosse encontrada. O trabalho durou mais de 50 horas. A equipe de resgate retirou dos escombros os corpos de Edvaldo Ferreira da Silva, 23, Maria Bianca da Conceição Albuquerque, 3, Cauã Ricardo da Silva, 8, e Edilene Maria da Silva, 30, que estava abraçada a Maria Beatriz da Conceição, de 11 meses, Ítalo de Souza, 14, e Lucas Ricardo da Silva, 6. Todos foram encontrados sem vida.

Ainda de acordo com informações do comandante do Corpo de Bombeiros que estava no local, o deslizamento da barreira aconteceu por volta das 12h e a equipe chegou ao local às 12h19. O trabalho começou às 12h40 e precisou ser interrompido algumas vezes por conta das chuvas e o risco novos deslizamentos.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Deslizamento em casa em Camaragibe deixou cinco pessoas mortas - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Ainda há duas crianças desaparecidas - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O prefeito da cidade decretou estado de emergência - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Um cão farejador foi utilizado para encontrar os irmãos, que estão debaixo dos entulhos - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Últimos corpos encontrados 

Os corpos de Lucas e Ítalo foram os últimos a serem encontrados. Lucas Ricardo da Silva, 6, foi encontrado por volta das 19h último sábado (15) e Ítalo de Souza, 14, ás 6h30 do domingo (16). Depois que todas as vítimas foram retiradas do local do deslizamento, a Prefeitura de Camaragibe informou que as equipes vão retirar os entulhos que ficaram no local e depois demolir o que restou das casas atingidas. Os meninos foram enterrados na tarde do domingo sob forte comoção. 

Aluguel mais barato

A família mudou-se para a casa que foi soterrada por questões financeiras. “Eles moravam em outra casa, sem perigo nenhum, mas não estavam conseguindo pagar o aluguel e vieram para esta que era mais barata”, acrescentou Cláudio.

Últimas notícias