CENTENÁRIO

Festa do Carmo comemora 100 anos da coroação canônica da padroeira do Recife

Festa do centenário terá celebrações, exposição fotográfica e lançamento de livro. Mais de três mil fiéis devem visitar a basílica do Carmo nos festejos

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 27/06/2019 às 12:24
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Festa do centenário terá celebrações, exposição fotográfica e lançamento de livro. Mais de três mil fiéis devem visitar a basílica do Carmo nos festejos - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Em 2019, a festa de Nossa Senhora do Carmo, celebrada no mês de julho, está toda voltada para o centenário da coroação canônica da imagem da santa como rainha do Recife e de Pernambuco. Serão 16 dias dias de festejo com mais de 100 celebrações. Uma exposição, com fotos e documentos de acervo, também será aberta no período para contar a história da coroação da santa. Mais de 300 mil pessoas devem visitar a basílica do Carmo, na área central do Recife, durante os festejos. 

A 323º edição da festa em homenagem à padroeira do Recife, fiéis terão mais de 100 celebrações em 16 dias de festa. Os festejos oficiais têm início apenas no dia seis, mas desde o 1º de junho já serão realizadas missas comemorativas e cerimônias solenes do novenário. 

Entre as atrações musicais estão os cantores Almir Rouche, Dudu do Acordeon, Padre Damião Silva, Padre João Carlos e a cantora católica Adriana Arydes, do Rio de Janeiro. Bispos de todo o Estado também virão ao Recife fazer parte da festa. “Na programação da festa, os fiéis vão encontrar bispos de Pernambuco todo, de Petrolina até o Litoral. Cada noite teremos um bispo diferente como convidado celebrando o centenário da proclamação de Nossa Senhora do Carmo como padroeira da província eclesiástica do Estado. Além de toda uma preparação para a programação e a campanha para trocarmos os sinos da torre sineira, que estão rachados”, pontua frei Rosenildo Alexandre, reitor da basílica do Carmo.

Desde o início do ano uma imagem de Nossa Senhora do Carmo está visitando as paróquias do Recife em peregrinação. 

Exposição

A abertura da exposição fotográfica Rainha de Pernambuco: Uma Memória da Coroação Canônica de Nossa Senhora do Carmo acontece no dia primeiro de julho e o material segue até setembro, na basílica. A entrada custará R$ 4. 

Um livro com o mesmo nome da exposição, publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), será lançado em Agosto, a partir do trabalho de curadoria do frei Cristiano Garcia, historiador da Ordem do Carmo e diretor do Museu Carmelitano de História Natural, de escritos de outros confrades sobre a coroação. 

Campanha dos sinos

A campanha para a troca dos sinos foi iniciada em maio. O valor estimado é de R$ 160 mil reais e a expectativa é que a inauguração dos novos sinos aconteça no dia 21 de setembro, para marcar o dia exato do centenário. As doações podem ser feitas por meio de rifas, que podem ser compradas na basílica, ou por depósito bancário (agência: 1850-3, conta corrente: 14.273-5, CNPJ: 10.946.424/0004-40). 

Programação dos shows

12/07 - Forró das Estrelas e Almir Rouche

13/07 - Adriana Arydes

14/07 - Padre João Carlos

15/07 - Dudu do Acordeon e Banda Los Cubanos

16/07 - Padre Damião Silva e Irah Caldeira

 

Últimas notícias