RELIGIÃO

Multidão vai às ruas do Recife para celebrar Nossa Senhora do Carmo

Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital, tem missas de hora em hora e procissão no fim da tarde

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 16/07/2019 às 7:25
Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital, tem missas de hora em hora e procissão no fim da tarde - FOTO: Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Leitura:

Cem mil fiéis devem ir às ruas do Centro do Recife nesta terça-feira (15) para reverenciar Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital. Ontem, durante as vésperas solenes, a basílica que homenageia a santa, no bairro de Santo Antônio, ficou lotada. Hoje as celebrações religiosas acontecem de hora em hora, a partir das 5h. A missa solene será realizada às 10h, com a presença de dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife. O encerramento da 323ª Festa do Carmo está marcado para as 16h, quando tem início a missa campal, seguida de procissão.

Na basílica, as missas acontecem das 5h às 14h. Também é possível acompanhar, de hora em hora, as celebrações no claustro, das 5h30 às 13h30. Este ano, a missa campal, que encerra a festa, será presidida pelo cardeal e arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, em um palco montado em frente à basílica. Em seguida, uma multidão de fiéis sai às ruas para celebrar Nossa Senhora do Carmo.

O cortejo segue pela avenida de mesmo nome da Santa, continua pela Avenida Martins de Barros, passando pela Praça da República, Rua do Sol, e pelas Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, até a praça do Carmo. “Esperamos 100 mil pessoas. Essa devoção pela Virgem do Carmo vem sendo nutrida ao longo de muitos anos. O Recife encontrou em Maria os traços maternos, a figura da ternura, da hospitalidade, do carinho e do diálogo de mãe”, afirma o frei Markylson Domingos, que atua na basílica.
Este ano, é celebrado o centenário da coroação canônica da santa. Para marcar a data, até 21 de setembro, a basílica recebe a exposição Rainha de Pernambuco – Uma memória da Coroação Canônica Nossa Senhora do Carmo.

ESQUEMA

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de circulação, devido à procissão. Ao todo, 50 agentes orientarão os condutores. Os bloqueios serão montados a partir das 15h30, no início da Avenida Dantas Barreto e nos cruzamentos da Rua Siqueira Campos com a Dantas Barreto; da Avenida Guararapes com a Dantas Barreto; da Avenida Nossa Senhora do Carmo com Rua do Imperador; e ainda das Avenidas Martins de Barros com Nossa Senhora do Carmo.
Os desvios serão realizados pela Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Cais do Apolo, Rua Madre de Deus, Ponte Giratória e Avenida Martins de Barros. A expectativa é que a área seja desbloqueada para a circulação de veículos por volta das 21h.

Últimas notícias