Festa da Padroeira

Nossa Senhora do Carmo: igreja terá fachada pintada em 2019

A pintura da fachada do Convento e da Basílica de Nossa Senhora do Carmo foi divulgada no encerramento da Festa da Padroeira do Recife nessa terça-feira (16)

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 17/07/2019 às 8:08
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A pintura da fachada do Convento e da Basílica de Nossa Senhora do Carmo foi divulgada no encerramento da Festa da Padroeira do Recife nessa terça-feira (16) - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, estará de visual novo em 21 de setembro de 2019 para comemorar o centenário da coroação canônica da imagem da santa. Depois de anos sem ver uma mão de tinta, o prédio branco com paredes sujas e desbotadas vai passar por limpeza geral e renovação da pintura na fachada. A intervenção foi divulgada nessa terça-feira (16/07) no encerramento da 323ª Festa do Carmo, pelo governo do Estado e prefeitura.

De acordo com o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, a obra está prevista para começar na primeira semana de agosto e contempla a pintura da fachada da Igreja e do Convento do Carmo, incluindo portas e janelas. “Esse é um trabalho que envolve diversos órgãos do governo do Estado e da Prefeitura do Recife, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Ordem dos Carmelitas”, declara Tullio Ponzi.

A pintura da fachada da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, provavelmente com cal, tinta indicada para prédios antigos, será executada por socioeducandos do sistema prisional de Pernambuco. É a primeira etapa de uma ação mais ampla no Pátio do Carmo, localizado no bairro de Santo Antônio. “Estamos estudando a possibilidade de levar intervenções artísticas e urbanas para o pátio, uma delas seriam murais com arte religiosa em prédios do entorno da basílica”, informa o secretário.

Coordenado pela Secretaria de Inovação Urbana, o projeto pode contribuir para estimular novas experiências de moradores do Recife com o Pátio do Carmo, diz Tullio Ponzi. “É um desafio enorme, porque esse é um trabalho diferente do que costumamos fazer com o programa Mais Vida nos Morros. Mas é uma oportunidade de dinamizar um espaço urbano com valor simbólico, religioso, histórico, cultural na cidade. Será uma surpresa para a população e, se der certo, pode funcionar como modelo para outros equipamentos”, afirma.

Patrimônio

O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, confirmou a participação no projeto de pintura da fachada da edificação logo após a missa solene da Festa de Nossa Senhora do Carmo. A celebração em homenagem à padroeira do Recife, no dia dedicado à santa, foi realizada na basílica e presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na manhã dessa terça-feira.

 Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

“Sabemos que as necessidades de melhorias no prédio da igreja são maiores, mas trata-se de um equipamento privado e a manutenção deve ser feita pelo proprietário. Porém, o Estado não vai deixar de colaborar com a recuperação de um monumento histórico. Temos arquitetos, historiadores e museólogos que podem ajudar nos estudos da fachada, antes de começar a nova pintura", afirma Marcelo Canuto.

Frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, informa que a Ordem dos Carmelitas solicitou o apoio do governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife para pintar a fachada do imóvel, há alguns meses. Construção do século 18, a igreja representa a arquitetura religiosa barroca e é tombada pelo Iphan como patrimônio brasileiro desde 1938.

Últimas notícias