ONDAS

Marinha alerta para ressaca no litoral de Pernambuco

Segundo a Marinha, as ondas são de direção sudeste, e poderão ter até 2,5 metros de altura

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/08/2019 às 10:43
Guga Matos/Acervo JC Imagem
Passagem de um sistema frontal poderá provocar agitação marítima - FOTO: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Marinha do Brasil emitiu um alerta, na manhã desta sexta-feira (9), de ressaca entre o Recife e a cidade de Itacaré, na Bahia. De acordo com o órgão, a previsão é que o fenômeno dure até a tarde deste sábado (10). A ressaca é provocada por fortes ventos que entram em contato com a superfície do mar e criam ondas maiores do que as normais.Segundo a Marinha, as ondas são de direção sudeste, e poderão ter até 2,5 metros de altura.

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) recomenda que as embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar no mar estes dias, e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, usado, entre outras coisas, para resgate em caso de acidente. A CPPE também orienta que o estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança sejam verificados.

 "Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio", diz o alerta publicado pela Marinha.

Avisos de mau tempo

Os avisos podem ser acessados no site da Marinha, por meio da página Serviço Meteorológico Marinho (SMM), no Facebook, ou pelo aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download tanto para o sistema Android quanto para iOS.

Últimas notícias