Perseidas

Chuva de meteoros ilumina céu nesta madrugada; saiba como ver

No Brasil, o fenômeno será melhor observado por quem mora no Nordeste e no Norte

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 12/08/2019 às 20:32
Foto: Sergei Gapon/AFP
O fenômeno acontece todas as vezes que a terra passa no mesmo local onde passou o cometa Halley - FOTO: Foto: Sergei Gapon/AFP
Leitura:

A chuva de meteoros Perseidas alcançará o seu ápice de atividade na madrugada desta terça-feira (13). No Brasil, o fenômeno, que ocorre anualmente, será melhor observado por quem mora no Norte e no Nordeste, a partir das 3h.

Trata-se da segunda chuva de meteoros mais intensa do ano, que ilumina o céu quando a Terra encontra com fragmentos cósmicos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. O fenômeno teve início em 17 de julho e seguirá até o dia 26 de agosto.

Como admirar a chuva de meteoros

A melhor maneira de ver a chuva de meteoros é buscar um local com vista clara para o céu, a partir das 3h. Idealmente, locais com céu escuro, longe das luzes da cidade. É possível contemplar o fenômeno a olho nu.

"As chuvas de meteoro podem ser vistas, normalmente, a olho nu, não é necessário nenhum instrumento astronômico. A única recomendação é que o observador procure ver de um lugar escuro. Um local mais afastado da cidade é o mais recomendado porque a poluição luminosa interfere muito", explica o astrônomo James Solon, coordenador do Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astro-PE).

"O melhor é, quem puder, sair mesmo, se deslocar para um bairro ou cidade vizinha onde seja mais escuro. Quem já mora em regiões como Agreste e Sertão, naturalmente, já está bem localizado porque são áreas do Estado onde o céu é bem mais escuro", acrescenta o professor.

Últimas notícias