COMEMORAÇÃO

Chimpanzé Sena comemora 62 anos com bolo fit no Parque de Dois Irmãos

Animal mais velho do zoológico, Sena chegou ao Dois Irmãos em 1972, vindo de um circo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/08/2019 às 17:50
Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
FOTO: Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
Leitura:

O chimpanzé Sena roubou a cena no Parque Dois Irmãos, no bairro homônimo da Zona Norte do Recife, neste domingo (18). E não poderia ser diferente. Animal mais antigo do zoo - e também dentre os zoológicos catalogados pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) -, Sena chegou aos 62 anos neste fim de semana, com direito a um bolo fit e mostra da vitalidade invejável a qualquer primata. 

"Ele ganhou um bolo fit. É um bolo de banana, canela e coco.Tem fibra, proteína, tem gordura, tem os minerais e vitaminas todas que ele precisa. Na verdade, nós temos um setor de nutrição que funciona muito bem. Cada animal, cada grupo tem sua necessidade nutricional suprida, como foi agora, mesmo numa ocasião especial", diz o biólogo Leonardo Melo, que acompanha o chimpanzé.

A equipe acredita que ele é um dos animais mais velhos em zoológicos do País, e justamente por isso os cuidados são redobrados. Pesando cerca de 80 quilos, Sena vive mais do que a média dos demais animais de sua espécie no habitat natural, no viveiro desde 1972, quando foi trazido de um circo.

"Esse animal em condição de vida livre chega a 45, 47 anos... não passa muito disso. A única atenção que temos é de manter os padrões fisiológicos e biológicos dele. E a alimentação é o mais importante.  É tudo bem calculado, para que não haja alteração das taxas biológicas dele, como espécie, sobretudo nessa idade. Existe um controle muito grande em relação à dieta", reforça Melo.

Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
Sena, como é chamado o chimpanzé, ganhou parabéns e bolo de frutas - Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
Sena, como é chamado o chimpanzé, ganhou parabéns e bolo de frutas - Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
Foto: Luisi Marques/ TV Jornal
Sena, como é chamado o chimpanzé, ganhou parabéns e bolo de frutas - Foto: Luisi Marques/ TV Jornal

No dia a dia, Sena come muita fruta, batata doce e amêndoas. Mesmo com o avançar do tempo, os visitantes que estavam à espera da aparição de Sena puderam contar com alguns minutos para fotos do chimpanzé aproveitando a festa. No centro do viveiro, à vista dos admiradores, o bolo foi posto para deleite do chimpanzé no meio da tarde. Ardiloso, mesmo para a idade, Sena fez questão de sair da "toca", comer o bolo e presentear a todos com uma aparição em pleno aniversário. 

"Vir ao zoológico é um passeio muito bom. Eu moro em Socorro (bairro de Jaboatão dos Guararapes) e estou aqui pela primeira vez. Nem sabia que era aniversário do chimpanzé, e tem valido a pena, porque os meninos adoram", conta a administradora Geane Ferreia, 30, ao lado do marido, Augusto César, 33, e dos filhos.

ZOO

Além do parabéns para o Sena, macacos-pregos-galegos (Sapajus flavius) e os macacos-bugios (Alouatta belzebul) participaram de enriquecimentos alimentar e cognitivo durante o fim de semana. A atividade é desenvolvida dentro do recinto pelos biólogos e médicos veterinários para estimular os animais, promovendo bem-estar e interação.

 

 

 

Últimas notícias