OFTALMOLOGIA

Fundação Altino Ventura recebe prêmio internacional de ciência

Valor será utilizado para financiar projetos voltados à saúde ocular

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/09/2019 às 12:47
Foto: Google Maps/Reprodução
Valor será utilizado para financiar projetos voltados à saúde ocular - FOTO: Foto: Google Maps/Reprodução
Leitura:

A Fundação Altino Ventura (FAV), instituição pernambucana sem fins lucrativos referência em saúde ocular, foi uma das três organizações latino-americanas a receber o Prêmio António Champalimaud de Visão de 2019.

A honraria é atribuída pela Fundação Champalimaud, com sede em Lisboa, a instituições e pesquisadores que se destaquem no combate à cegueira e à reabilitação visual.

A premiação foi entregue pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa, na quarta-feira (4) aos diretores Marcelo Ventura e Liana Ventura, e à coordenadora do Departamento de Investigação Científica, Camila Ventura.

Junto à FAV, o Instituto da Visão e o Serviço de Oftalmologia da Universidade Federal de Campinas (Unicamp) foram as organizações selecionadas para dividir a premiação de 1 milhão de euros. O valor será utilizado para financiar projetos voltados à saúde ocular.

A Fundação

Ao longo de seus 33 anos, a FAV já transformou a vida milhões de pessoas por meio de projetos de prevenção à cegueira e reabilitação visual. A instituição também capacitou 572 oftalmologistas do Brasil, de diversos países da América Latina e África (Angola). Tudo graças ao apoio do governo, parceiros locais e internacionais.

O prêmio

Considerado o maior galardão do mundo voltado à oftalmologia, o Prêmio António Champalimaud de Visão é apoiado pela iniciativa global  "Visão 2020, o direito à visão". Também recebe apoio da Organização Mundial da Saúde e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. 

O júri foi constituído por cientistas respeitados internacionalmente e notáveis figuras públicas cujas vidas têm sido dedicadas à resolução de grandes desafios enfrentados por países em desenvolvimento.

Últimas notícias