IMIGRANTES

Venezuelanos passam por situação crítica no Recife e pedem ajuda ao poder público

Cinquenta imigrantes vivem em uma casa no Centro do Recife e contam com a ajuda de moradores das proximidades

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/11/2019 às 10:00
Bobby Fabisak / JC Imagem
Cinquenta imigrantes vivem em uma casa no Centro do Recife e contam com a ajuda de moradores das proximidades - FOTO: Bobby Fabisak / JC Imagem
Leitura:

Cerca de cinquenta venezuelanos vivem em situação crítica desde que chegarem ao Recife viajando de ônibus. Atualmente, os adultos e crianças passam uma temporada em uma casa no bairro da Boa Vista, centro da cidade, mas logo ficarão sem um teto para morar.

Os imigrantes contaram com a solidariedade de um dos moradores do bairro, o autônomo Zilmário dos Santos, que contatou seu vizinho e este disponibilizou uma casa para que os venezuelanos morassem até o dia 30 deste mês.

Até lá, eles não precisam pagar por aluguel e vivem da ajuda dos moradores das proximidades, mas ainda assim falta alimentação e produtos de higiene básica. Além disso, as crianças passam o dia na rua, porque não estão matriculadas. Algumas, inclusive, sofrem de catapora.

Já os adultos vão até os sinais de trânsito na tentativa de conseguir dinheiro para se manter.

>>> Leia também: O dia em que a Venezuela esteve em Pernambuco

Apelo

Os venezuelanos correm contra o tempo para encontrar um lugar para ficar já que a atual casa é provisória, e apelam ao poder público.

"Não temos dinheiro para pagar aluguel. Pedimos que o governo e a prefeitura nos ajude e nos dê um abrigo, porque temos muitas crianças", disse o agricultor venezuelano Johnny José Luiz.

Segundo nota da Prefeitura do Recife, uma equipe de serviço especializado em abordagem social está cadastrando essas pessoas com a proposta de traçar um perfil e entender suas necessidades. O texto explicou, ainda, que os imigrantes estão sendo acompanhados por uma equipe de saúde que já fez a vacinação de adultos e crianças contra a varicela, vírus responsável pela catapora.

Últimas notícias