RELIGIÃO

115ª Festa do Morro da Conceição começa nesta quinta-feira; veja a programação

A Procissão da Bandeira, saindo às 18h do Parque Urbano da Macaxeira, abre as festividades

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 27/11/2019 às 23:06
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Com um andor levado por força humana, um pedido antigo dos fiéis, a Procissão da Bandeira abre nesta quinta-feira (28) as festividades da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. O cortejo sai às 18h do Parque Urbano da Macaxeira e segue pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara (subida dos veículos) até a Praça da Conceição.

“Para que as pessoas participem melhor e tenham esse momento de fé, pensamos em fabricar esse carro andor, o que já era um sonho. Ele será conduzido por aproximadamente 300 homens, que revezarão durante o percurso, os representares do Terço dos Homens. Será como os grandes andores de Aparecida e do Círio de Nazaré, um momento muito bonito”, explicou o padre Mailson Régis, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

O carro andor estará ornado com diversos tipos de flores, incluindo lírios, margaridas e rosas. No Morro, ao som da Banda da Polícia Militar, “a bandeira será exposta em um mastro, na frente do palco, como um sinal de festa”, acrescentou o religioso. Logo após a chegada da procissão, por volta das 19h, será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, a Solene Concelebração Eucarística de Abertura da festa.

Padre Mailson Régis, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição -
Cumprindo promessa, a contadora Solange Munis, 48, vai ao Morro da Conceição há 24 anos -
A vendedora Dayane Oliveira, 21, está com expectativas altas para a venda de artigos religiosos -
A 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição vai até 9 de dezembro -
A assessora Clécia Cavalcanti levou o filho de 3 meses ao Santuário -
Dois milhões de católicos devem passar pelo Morro durante a festa -
A partir desta sexta-feira (29), as missas serão diárias -

Nos 12 dias, aproximadamente dois milhões de católicos são esperados. Na tarde de ontem, enquanto reeducandos que cumprem pena em regime aberto finalizavam a pintura da praça, o Morro da Conceição, conforme o padre Mailson, já respirava a festa. Aos poucos, iam chegando os fiéis que preferiram visitar a Imaculada Conceição com mais tranquilidade antes do início dos festejos. A assessora Clécia Cavalcanti, 40 anos, se ajoelhou com o filho, de 3 meses, aos pés da santa.
“Eu venho todos os anos, mas, preocupada com o tamanho dele, resolvi vir antes. Acho importante trazê-lo, vim apresentá-lo a Nossa Senhora da Conceição e pedir para que ele seja um cidadão, uma pessoa de bem, preocupada com a família, com o próximo, com o meio ambiente”, disse.

Cumprindo uma promessa após ter sofrido uma queda, a contadora Solange Munis, 48, vai ao Morro da Conceição há 24 anos.
“Como trouxe minha tia, precisei vir de carro, mas, neste ano, já estou no terceiro dia subindo a pé e quero chegar aos oito. Nossa Senhora da Conceição é tudo, todas as minhas conquistas, relatou.
Nas calçadas, o movimento de vendedores de artigos religiosos ainda era pequeno, mas, para os que se anteciparam, a expectativa pelas vendas era alta. “É onde garantimos o dinheiro do final do ano. Estou aqui desde o final de semana e já deu para vender bastante”, disse Dayane Oliveira, 21.

Desta quinta-feira (28), ao dia 9 de dezembro, serão 72 celebrações. A partir de amanhã, começam as missas diárias, às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, até 7 de dezembro, e o novenário, às 19h. As apresentações culturais também têm início amanhã, às 21h, com show de Jorge de Altinho. No dia 8, dedicado à Nossa Senhora da Conceição, as missas acontecerão a cada hora, intercalando celebrações rezadas dentro do santuário e no palco externo.

Programação da 115ª Festa do Morro

Apresentações culturais

29/11 - sexta-feira - Jorge de Altinho - 21h - Palco

30/11 - sábado - Dudu do Acordeon - 21h - Palco

1/12 - domingo - Recifogosas - 15h - Palco

Maracatu Estrela Brilhante - 21h - Em frente ao Santuário

2/12 - segunda-feira - Blocos Líricos - 21h - Palco

3/12 - terça-feira - Banda Mandracatu - 20h30 - Palco

Banda Mingau de Cachorro - 21h30

4/12 - quarta-feira - Eduardo Moreno - 21h - Palco

5/12 - quinta-feira - Petrúcio Amorim - 21h - Palco

6/12 - sexta-feira - Coral do Movimento Pró-Criança 20h30 - Dentro do Santuário

Irah Caldeira - 21h - Palco

7/12 - sábado - Momento Mariano - 21h - Palco

8/12 - domingo - Padre Damião Silva e Banda - 11h - Palco

Padre João Carlos - 16h - Palco

Celebrações religiosas

Missas diárias, a partir desta sexta-feira (29), são celebradas às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, seguindo até o dia 7 de dezembro, com destaque para a Santa Missa do Exército Brasileiro, que será celebrada no dia 6, às 9h, pelo padre Ivan Medeiros Jr, capelão do Comando Militar do Nordeste.

A abertura do novenário também acontece nesta sexta-feira (29), às 19h.

No dia 8, dedicado à Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro, às 12h. A partir de 0h, as missas serão rezadas a cada hora, intercalando celebrações dentro do santuário e no palco externo.

8/12 - Missas no Dia de Nossa Senhora da Conceição                                                                                                               

0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h - Missas Palco                                                                                                                                      1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 12h - Missas Santuário     

Mobilidade

Na tarde desta quinta-feira (28), algumas ruas que dão acesso ao Morro da Conceição serão interditadas para a procissão. Por isso, o Grande Recife informou que será remanejado temporariamente o terminal da linha 612 – Morro da Conceição para a Rua Pedro Allain, no bairro de Casa Amarela. A mudança persiste enquanto as vias da localidade estiverem fechadas.

Confira, abaixo, o desvio no itinerário:

Sentido subúrbio/cidade: Rua Pedro Allain, Avenida Norte...

Sentido cidade/subúrbio: ...Avenida Norte, Rua Rosália Cisneiros, Rua Professor Rui de Castro, Rua Vasco da Gama, Rua Padre Lemos, Rua Pedro Allain.

As ações da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) terão início às 16h desta quinta-feira (28) e devem seguir até as 11h da segunda-feira 9 de dezembro.

Durante a Procissão da Bandeira, marcada para as 18h da quinta-feira (28), a CTTU vai montar bloqueios itinerantes e disponibilizar 16 batedores e uma viatura para acompanhar os fiéis, que irão sair da Parque da Macaxeira, seguir pela a Avenida Norte, no sentido Centro, até o Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara.

A CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão monitorados partir da quinta-feira (28), entre 16h e 22h. Apenas a partir das 6h da quinta-feira (6), as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos às 11h da segunda-feira (9), após o término da festa. A depender do fluxo de pessoas, os bloqueios poderão ser estendidos. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

Últimas notícias