oftalmologia

Altino Ventura vai reduzir atendimentos de urgência e emergência

Três UPAs 24 horas passarão a ter urgência oftalmológica. A ideia é que elas absorvam a alta demanda que a instituição recebe

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/12/2019 às 15:36
Foto: Brenda Alcântara/ JC Imagem
Três UPAs 24 horas passarão a ter urgência oftalmológica. A ideia é que elas absorvam a alta demanda que a instituição recebe - FOTO: Foto: Brenda Alcântara/ JC Imagem
Leitura:

Especializada em oftalmologia, a Fundação Altino Ventura (FAV), localizada na Rua da Soledade, bairro da Boa Vista, área central do Recife, vai reduzir o número de atendimentos emergenciais e de urgência a partir de 2020. Hoje, a unidade atende cerca de 450 pessoas por dia. Em janeiro, esse número cairá para 350. A meta é, até abril, restringi-lo gradativamente até chegar em 150. 

O motivo, de acordo com o diretor médico da instituição, Vasco Bravo Filho, é que o Governo de Pernambuco vai ampliar sua rede de oftalmologia. Segundo ele, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas passarão a ofertar o serviço nos próximos meses. A UPA do Ibura inaugura a especialidade já na segunda quinzena deste mês. A previsão é de que a UPA da Imbiribeira receba o serviço em fevereiro, e a de Torrões, em abril. 

Cada unidade terá capacidade de oferecer uma média de 100 consultas por dia, e juntas vão dar vazão aos 300 casos de baixa complexidade (como conjuntivite, por exemplo) que o Altino Ventura recebe diariamente. Bravo Filho afirmou que, hoje, por conta da alta demanda, o tempo de espera para esses pacientes pode chegar a até 12 horas.

“Com essa readequação a gente vai conseguir focar nos casos de média e alta complexidade. Outro benefício que vai existir é que a população vai ser melhor atendida. A gente vai poder fazer com que o paciente seja atendido mais rápido”, defendeu.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, além dos recursos mensais, já repassou R$ 7 milhões em passivos este ano a FAV para que a instituição regularize a situação. 

A Fundação Altino Ventura é uma instituição filantrópica especializada em oftalmologia que oferece atendimento gratuito. O setor de Urgência e Emergência funciona 24 horas, e atende através do Sistema Único de Saúde.

Leia a nota de esclarecimento da SES na íntegra

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que tem mantido o fluxo de repasses à Fundação Altino Ventura (FAV) em 2019. Além da produção mensal, a SES tem se comprometido a efetuar o pagamento de passivos, já tendo repassado R$ 7 milhões apenas neste ano para regularizar a situação.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde trabalha em um plano de ação para ampliar e descentralizar a assistência oftalmológica no Estado. Além da oferta da especialidade em instituições conveniadas, como a FAV, nas consultas na Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e a expectativa é que novos serviços sejam agregados à rede de oftalmologia ligada ao Estado."

Últimas notícias