Cidadania

Veja por que o Projeto Praia Sem Barreiras está suspenso em Jaboatão

As atividades do Projeto Praia Sem Barreiras foram interrompidas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em julho de 2019

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 28/01/2020 às 16:31
Foto: Divulgação
As atividades do Projeto Praia Sem Barreiras foram interrompidas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em julho de 2019 - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Suspenso desde julho de 2019 no litoral de Jaboatão dos Guararapes, o Projeto Praia Sem Barreiras ainda não tem data para ser reativado no município, localizado no Grande Recife. A prefeitura espera resolver o problema em 15 dias, mas isso depende do fornecimento da lona que protege o espaço coberto destinado aos usuários, na Praia de Candeias. Implantado na cidade em dezembro de 2014, o Praia Sem Barreiras faz parte do Programa Pernambuco Acessível e facilita o banho de mar para pessoas com deficiência física.

"Meu irmão é cadeirante e usuário do projeto, ele sente falta e precisa dessas atividades", afirma a biomédica aposentada Marli Barros da Silva, moradora de Candeias. "Moramos perto do local escolhido para o projeto, essa atividade favorece a socialização com os banhos e os jogos", ressalta Marli. "Ele e todos os demais frequentadores esperam a volta do Praia Sem Barreiras, é uma questão de saúde e de vida, principalmente para os mais carentes", diz ela.

De acordo com a secretária-executiva de Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes, Claudia Freire, a chuva intensa e os ventos fortes do mês de julho danificaram a lona que cobre a tenda montada na areia. “Como o abrigo ficou deteriorado, decidimos interromper as atividades, como medida de segurança para os usuários”, declara a secretária. A ideia inicial seria reabrir o Praia Sem Barreiras a partir de 20 de setembro, com o início da temporada de sol no Nordeste, mas por questões financeiras o prazo acabou se estendendo, informa Claudia Freire.

“Por causa do exercício financeiro, que fecha no mês de dezembro, não tivemos como fazer o empenho para a compra da lona em 2019. Isso só foi possível com o retorno do exercício financeiro, no fim da primeira quinzena de janeiro de 2020, já fizemos a solicitação ao fornecedor e estamos aguardando a entrega”, diz a secretária, ao justificar a demora na aquisição do material. “Não é uma lona pequena, a tenda que funciona como ponto de apoio é muito grande”, acrescenta.

Nesse período, a prefeitura providenciou a renovação e reparos nos equipamentos, informa Claudia Freire. “Compramos guarda-sol, camisas com proteção UV dos atendentes do projeto, gelágua, caixa de som, piscina para crianças e duas cadeiras anfíbios para repor as que estavam quebradas, além de providenciar reparos nas outras duas cadeiras”, relata. “Toda a infraestrutura está pronta, só falta a lona”, destaca.

Manutenção

A secretária informa que o Praia Sem Barreiras é um projeto da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) do governo do Estado. “Somos parceiros do programa, não recebemos recursos para a manutenção dos serviços e como todos sabem os entes da federação passam por crise financeira. Lamentamos a demora na retomada das atividades e temos interesse na continuidade do projeto, mas ele só volta com segurança para os usuários”, reforça Claudia Freire.

O projeto funciona de sexta-feira a domingo, nos horários de maré-baixa, e ocupa uma área de 150 metros quadrados na Praia de Candeias. O acesso é feito pela Rua Alfredo Régis de Lima Mota. A prefeitura registrou 514 participantes em 2017 e 751 usuários em 2018. Em 2019, de janeiro a julho, foram 298 pessoas atendidas no Praia Sem Barreiras, de acordo com a Secretaria-Executiva de Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes.

Últimas notícias