FREVO

Alceu Valença e Maestro Spok entre as atrações da programação pré-carnavalesca do Cais do Sertão, no Bairro do Recife

Os foliões do Recife também poderão contar com serviços de gastronomia, moda e artesanato

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/01/2020 às 18:10
Foto: Divulgação
Os foliões do Recife também poderão contar com serviços de gastronomia, moda e artesanato - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Para a alegria das pessoas que não aguentam mais esperar os dias oficiais do Carnaval, o Governo de Pernambuco resolveu antecipar as festividades de Momo no Estado lançou o Bora Pernambucar no Carnaval, evento que acontece dos dias 5 a 9 de fevereiro, no Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife.

>> Veja programação do Carnaval 2020 no Recife e Olinda

>> Saiba como votar para escolher os homenageados do Carnaval de Olinda 2020

A proposta do evento é de promover a diversidade cultural do nosso ciclo carnavalesco, além de realizar uma grande celebração na capital juntando música, cultura popular, moda, artesanato, gastronomia e fotografia. Grandes personalidades como Alceu Valença, Maestro Spok e Romero Ferro estão na programação. E aí, Bora Pernambucar no Carnaval?

No primeiro dia da festa, na quarta-feira (05), a partir das 19h, um desfile de grifes pernambucanas, ao som da DJ Lala K, faz a abertura do avento. As marcas e estilistas Aladê, Alice Marinho, Cobogó, Contém Glitter, Colombina, Coreto, Diabo Lôro, Espaço Ventos, Jailson Marcos, Menina dos Olhos, Viva Eterniza e Xuruca Pacheco vão exibir suas produções autorais com temática carnavalesca. Ainda na quarta, sobem ao palco o Bloco das Flores e a cantora Ylana Queiroga, acompanhada do Grupo Ska Maria Pastora. O show vai contar com a participação de Flaira Ferro.

Na quinta (06), é a vez do Coco Raízes de Arcoverde, que tem Assis Calixto como Patrimônio Vivo, do afoxé Alafin Oyó e do cantor Romero Ferro, além do DJ Mozão. A sexta-feira (07) vem com o maracatu de baque solto Cambinda Estrela, o Clube de Bonecos de Seu Malaquias (ambos Patrimônios Vivos de Pernambuco), o maracatu Nação Pernambuco e o grupo Bongar. O DJ 440, da Terça do Vinnil, fecha a noite.

Já no sábado (08), o maracatu Nação Porto Rico (baque virado) dá início ao evento. Depois vem a Tribo Indigena Carijó, o músico Gilú Amaral convida Henrique Albino, Nilsinho Amarante, Alex Santana e Jonatas Araújo. O Maestro Spok e a Orquestra Recife botam o público para frevar, enquanto a discotecagem da noite fica com o Original DJ Copy.

Baile do Cais

Domingo (09) é o dia do frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, e uma grande festa toma conta do local. O Baile do Cais vai promover o encontro dos mais importantes bonecos gigantes do Estado, além de homenagear as La Ursas de São Caetano. A festa começa a partir das 15h e terá cortejos de manifestações da cultura popular, como o maracatu Nação Erê, os caboclinhos Sete Flexas Mirim, as Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, os Caretas de Triunfo, os Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira e as La Ursas de São Caetano. Esses grupos vão preparar o público para o encontro dos bonecos gigantes. Vindos de Belém de São Francisco, os bonecos Zé Pereira e Vitalina serão recebidos pelo Homem da Meia Noite (Patrimônio Vivo). A programação do último dia continua com a apresentação da Orquestra Malassombro convidando Isadora Melo, Rogério Rangel e Vinícius Barros. A última atração do Baile é a estrela do Carnaval de Pernambuco, Alceu Valença.

Gastronomia

A ação de gastronomia vai envolver o talento feminino, com as gastrólogas Ana Claudia Martins, do Café do Bonde, e Manoelly Vera Cruz, além de Patrícia Sanches, beer sommelière e responsável técnica pela cervejaria local Patt Lou. Todos os cardápios foram executados a partir de uma provocação de ingredientes e insumos tipicamente pernambucanos, e estão harmonizados com rótulos da cervejaria convidada.

Moda e artesanato

No mesmo local, vai acontecer a Expocarnaval, que é uma feira criativa que conta com a presença de pequenos e médios produtores de artesanatos de Pernambuco, e a feira Todxs na Moda, com designers e grifes do mercado de roupas e acessórios do Estado. Os profissionais dos dois segmentos vão comercializar produtos durante os cinco dias do Bora Pernambucar no Carnaval, que torna o local uma boa opção para renovar o seu figurino carnavalesco.

Gilberto Freyre Neto é o secretário de Cultura do Estado e destaca a parceria institucional com a Setur/Empetur como ponto positivo para a realização do evento. “A decisão de unir a programação de Cultura do Estado com a promoção do Turismo em Pernambuco demonstra a grande integração que o Governo vem promovendo em suas ações. Realizar em conjunto um evento desse porte é importante para firmar a política de valorização das nossas manifestações”, conta.

Rodrigo Novaes, secretário de Turismo, complementa as palavras de Freyre Neto, reiterando a parceria. Ele destaca ainda a importância de trazer do Sertão o boneco gigante mais antigo do Brasil, o Zé Pereira, justamente no Dia do Frevo, para abrir oficialmente a folia do Estado. “Zé Pereira é um ícone do nosso Carnaval, o pai de todos os bonecos, e foi trazido para a capital pela primeira vez no ano passado. É algo muito simbólico trazê-lo novamente, e justo no Dia do Frevo, que é tão importante para os pernambucanos. Essa parceria com a Secretaria de Cultura foi fundamental para conseguirmos fazer esta festa, que promete ser tão bonita, no Cais do Sertão”, diz.

Para Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, o evento promete ser uma grande oportunidade para artistas e brincantes do interior circularem pela capital. "Um dos nossos grandes focos é a interiorização das ações e, mais uma vez, estamos reforçando isso. Será uma ótima chance para esses artistas mostrarem a verdadeira diversidade do Carnaval de Pernambuco, provando que temos uma grande e rica festa em todo o Estado”, completa Canuto.

Últimas notícias