PREVENÇÃO

Reforço na saúde para eventuais suspeitas de coronavírus durante Carnaval 2020 de Pernambuco

Serão distribuídos folhetos com medidas preventivas para impedir a propagação de vírus com transmissão respiratórias

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 19/02/2020 às 10:07
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Serão distribuídos folhetos com medidas preventivas para impedir a propagação de vírus com transmissão respiratórias - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O Governo do Estado irá reforçar ações de vigilância em 22 serviços de saúde com o intuito de acompanhar casos suspeitos de coronavírus no Carnaval de 2020, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). É importante lembrar que, até agora, não foram registradas suspeitas da doença em Pernambuco. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19).

» Veja programação do Carnaval 2020 no Recife e Olinda

» Quer fugir do Carnaval? Confira as opções no Grande Recife e interior de Pernambuco

» Veja o que abre e o que fecha no período de Carnaval no Grande Recife

» Saiba como a mononucleose, doença do beijo, pode ser evitada no Carnaval

Durante a folia de momo, a Secretaria de Saúde também distribuirá folhetos com oito medidas preventivas para impedir a propagação de vírus com transmissão respiratórias, como o coronavírus. "Temos vírus circulando, como sarampo e gripe, então pedimos para que as pessoas tomem alguns cuidados para evitar a transmissão de viroses para outras", disse André Longo, secretário Estadual de Saúde, ao apresentar o material.

O Secretário também tranquilizou os foliões acerca da possível chegada de turistas estrangeiros chegarem em Pernambuco afetados pelo coronavírus. "A Anvisa tem trabalhado nos portos e aeroportos para que possamos ter uma vigilância adequada na entrada de turistas. Estamos preparando materiais bilingues, junto com os municípios, para detectar eventuais casos suspeitos o mais rápido possível e tomar as medidas necessárias para a contenção do vírus", explicou André Longo.

O órgão não viu necessidade em recomendar o uso de máscaras para conter a doença, usadas nos países afetados, durante as festas.

Além disso, a rede de urgência do Estado terá 4,4 mil plantões de profissionais, com 134 médicos, 1.224 analistas — enfermeiros e farmacêuticos — e 3.237 assistentes, como técnicos de enfermagem.

Em cuidado à mulheres vítimas de violência durante o Carnaval, o secretário afirmou que o Estado dispõe de uma ampla rede de cuidado tanto no Grande Recife, quanto no interior. "Temos uma rede estruturada de atenção para mulheres que são vítimas de violência, como foco no centro Wilma Lessa, no Hospital Agamenon Magalhães, mas temos uma ampla rede tanto na Região Metropolitana do Recife como em pontos de atenção no interior, caso haja necessidade".

Oito dicas para se proteger

Confira as dicas divulgadas no folder do Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

  1. Evite o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doença infecciosa (ex. febre, tosse, dor de cabeça, outros);
  2. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, caso não seja possível, use álcool em gel. É preciso que a higienização das mãos seja feita de forma eficiente, garantindo de toda a extensão dos membros seja lavada. Áreas como as pontas dos dedos, embaixo das unhas e entre os dedos, não podem ser negligenciadas. É importante lembrar também de retirar anéis, pois nesses objetos existe acúmulo de microorganismos;
  3. Evite sempre tocar a boca, nariz e olhos, principalmente após contato com superfícies mais contaminadas (maçanetas, corrimãos) e em locais e transportes públicos;
  4. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  5. Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas;
  6. Se estiver doente, evite sair de casa e ter contato próximo com outras pessoas. Mantenha-se afastado de aglomerações;
  7. Quanto for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com a parte interna do braço ou com lenço descartável. Jogue o lenço no lixo e lave as mãos, que são um dos principais veículos propagadores de doenças. Evite colocar a mão na boca como medida de proteção;
  8. Aos primeiros sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo da sua residência.

Segurança

O Carnaval de Pernambuco em 2020 contará com mais de 56 mil postos de segurança, um aumento de 7,84% em comparação ao último ano. Para isso, estão sendo investidos R$ 10,2 milhões em jornadas extras dos policiais e servidores. Os detalhes foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na manhã desta terça-feira (11).

Um mesmo agente pode ocupar mais de um posto de trabalho; portanto, as jornadas não correspondem ao número de oficiais que serão empregados na operação. 

Somente a Polícia Militar destacou 44.300 postos de trabalho para a Operação Carnaval 2020, cobrindo todo o Estado. Pela Polícia Civil, haverá 5.966 jornadas extras para agentes, escrivães e delegados, além do efetivo ordinário.

Os 5.268 postos de trabalho preenchidos pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) serão voltados tanto para resgate e salvamento como para fiscalização de palcos, camarotes e outras estruturas montadas para os festejos. Já Pela Corregedoria Geral e pelo Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social, são 776 escalas, além de 184 para a Polícia Científica.

A maior parte desse efetivo estará nas ruas e delegacias durante os seis principais dias de festa, da sexta-feira (21) até a Quarta de Cinzas (26). As prévias, que começaram em 4 de janeiro e seguem até 20, vão mobilizar, ao todo, 11.173 postos de trabalho, enquanto o período pós-Carnaval — o qual se estende de 27/02 a 08/03 — contará com 5.228 escalas extraordinárias.

Últimas notícias