HOMENAGEM

Homem da Meia-Noite deixa Pernambuco logo após desfile no Carnaval

Pela primeira vez em 88 anos, o Calunga parte para outro estado no período de folia

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 21/02/2020 às 17:57
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Pela primeira vez em 88 anos, o Calunga parte para outro estado no período de folia - FOTO: Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Leitura:

Depois que o Homem da Meia-Noite entregou, simbolicamente, a chave da cidade de Olinda ao Cariri Olindense, por volta das 4h, se engana quem pensa que é chegada a hora do Calunga mais famoso de Pernambuco descansar. Aos 88 anos, depois de arrastar milhares ao som do frevo pelas ladeiras da Cidade Alta, o homem com ar misterioso troca de roupa e segue para outra jornada. O destino? A Bahia.

Este ano, pela primeira vez, o Calunga do Homem da Meia-Noite deixará o Estado em pleno período carnavalesco. A justificativa é válida: ir a Salvador para comemorar os 70 anos do trio elétrico - símbolo da folia por lá, com direito a entrega da guitarra baiana, invenção de Dodô & Osmar. “É um marco na história do clube, que começa a ganhar proporções gigantescas, e fruto de um trabalho extremamente sério e cuidadoso com esse patrimônio tão significativo para o nosso povo”, diz o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolfo.

A idade avançada do Calunga não é o suficiente para fazê-lo perder o fôlego. No amanhecer do domingo, o Homem voltará à sede para trocar de roupa. No desfile oficial, o tema foi chover, mas o que ele vai vestir ainda é uma surpresa na terra do axé ainda é uma surpresa. O que já se sabe é que, envolto na vestimenta, o Calunga inicia por via terrestre uma viagem que deverá durar cerca de 12h.

“Ele sai daqui no domingo pela manhã e começa essa viagem que será toda pela estrada. É a primeira viagem dele durante o Carnaval para passar em outro Estado, já viajou outras vezes, mas durante o Carnaval é a primeira, por isso estamos tendo todo um cuidado. Ele vai de transporte terrestre devido à questão do traslado. chegou do desfile já começam os preparativos. É uma maratona”, se compadece Adolfo.

Em território baiano, o Calunga baterá um recorde, desfilando por mais tempo do que na saída oficial pela Marim dos Caetés. “Serão cinco horas de desfile. Estamos mandando quatro carregadores que ficarão se revezando, porque o tempo é muito longo”, complementa.

Desfile

À frente de um trio elétrico, o Homem da Meia-Noite receberá a guitarra baiana, invenção de Dodô & Osmar, simbolizada pela peça de arte confeccionada pelas mãos do artista Elifas Santana. A entrega sela o encontro promovido pela Devassa entre o frevo de Pernambuco e o axé de Salvador, mas, convenhamos, daí em diante, o frevo é que vai comer no centro, mostrando aos baianos os encantos do Homem da Meia-Noite em pleno Circuito Barra-Ondina, no início da noite desta segunda-feira (24).

Últimas notícias