Falha

Integração temporal: passageiros reclamam de dupla cobrança de passagem

Segundo o Grande Recife, as 142 reclamações foram analisadas pelo órgão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/05/2019 às 16:53
Foto: Nathália Macêdo/JC Online
Segundo o Grande Recife, as 142 reclamações foram analisadas pelo órgão - FOTO: Foto: Nathália Macêdo/JC Online
Leitura:

Usuários que utilizam o Terminal Integrado do Recife, no bairro de São José, no Centro da capital, têm encontrado problemas para realizar a integração temporal entre a estação do metrô e o terminal de ônibus. Apenas na semana passada, o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) registrou, em levantamento parcial, 142 reclamações de passageiros referentes ao débito de duas passagens ao realizar a integração, que foi implantada no último dia 30 de abril.

O passageiro que deseja fazer a integração deve utilizar qualquer tipo de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), seja ele trabalhador, estudante, comum, livre acesso ou passe livre. O usuário que desembarcar do metrô ou do ônibus tem até duas horas para passar o VEM em um dos validadores instalados pelo Grande Recife para ter acesso ao terminal ou estação sem pagar nova tarifa. O que muitos passageiros reclamam que é que a passagem está sendo cobrada duplamente, mesmo obedecendo o período de duas horas.

O caso já aconteceu com a estudante Mayara Santos, de 24 anos. "Isso acontece mesmo eu estando dentro do limite de tempo, que são duas horas. Uma vez, quando botei o cartão, ele cobrou mais uma vez a passagem. E eu fiquei com menos passagem do que deveria. Foram várias situações que já aconteceu isso. E não adianta ligar para reclamar porque toda vez eu liguei para reclamar nem devolveram, nem nada", disse a passageira.

Segundo o Grande Recife, as 142 reclamações foram analisadas pelo órgão, juntamente com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) e 24 passageiros realmente tiveram uma dupla cobrança da passagem e vão ser ressarcidos. O coordenador de operações do Grande Recife, Mário Sérgio Cornélio, afirma que o órgão identificou várias situações que levaram os usuários a não serem ressarcidos após a análise das reclamações.

"Numa primeira situação, a pessoa não usou o cartão no dia que ela cita. Segunda situação: a operação dele foi normal. Ele passou em uma linha de bloqueio de origem e não houve débito. E também tem uma situação mais grave, em que a pessoa entrou na origem sem passar o cartão e quando foi passar na linha de bloqueio, lógico que foi debitado", explicou o coordenador, em entrevista à TV Jornal. Ele comenta que quem tiver problemas deve entrar em contato com funcionários do Grande Recife que ficam no terminal ou enviar um e-mail para o [email protected].

Outra opção é o passageiro ligar para o número (81) 3182.5512 ou procurar a Central de Atendimento ao Cliente no terminal. Para fazer a denúncia, a pessoa deverá fornecer o número do cartão Vem, o nome e informar como e quando aconteceu o caso. "Nós iremos enviar para a Urbana, que é a detentora do sistema de bilhetagem eletrônica e ela vai investigar o caso. Se tiver sido realmente cobrada a segunda tarifa, a pessoa será ressarcida", declara.

Mário Sérgio ainda alerta para os casos em que o usuário ultrapassa as duas horas devido a algum problema no metrô, como uma quebra ou atraso. "Isso é um motivo justificado. Está dentro dos itens que dá direito ao usuário de ser ressarcido", acrescenta.

Integração temporal no Terminal Integrado do Recife

Após ser adiada duas vezes, a integração temporal no Terminal Integrado do Recife teve início no dia 30 de abril deste ano. Circulam pelo TI Recife as linhas 101 - Circular (Conde da Boa Vista), 104 - Circular (IMIP), 107 - Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 - Circular (Príncipe) e 117 - Circular (Prefeitura/Cabugá).

Últimas notícias