Saúde

Kart: ''Foi um sucesso", diz boletim sobre cirurgia de Débora Oliveira

Procedimento durou dez horas neste sábado (25), em Ribeirão Preto (SP)

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/08/2019 às 17:50
Foto: Douglas Intrabartolo/Divulgação
Procedimento durou dez horas neste sábado (25), em Ribeirão Preto (SP) - FOTO: Foto: Douglas Intrabartolo/Divulgação
Leitura:

Após mais de sete horas em um procedimento cirúrgico complexo, o Hospital Especializado de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo divulgou boletim médico informando que foi "um sucesso" o retalho micro cirúrgico para cobertura da calota craniana da paciente Débora Esthefany Dantas de Oliveira, de 19 anos. A jovem, que sofreu um acidente em uma pista de  kart na Zona Sul do Recife há quase duas semanas e teve o couro cabeludo arrancado, passa bem e deverá permanecer no CTI do hospital, segundo o boletim, por 48 horas. 

 

Débora entrou no Centro Cirúrgico às 7h e o procedimento começou às 8h, com a participação de uma equipe de sete médicos. Os próximos passos do tratamento vão depender de como a paciente vai reagir à cirurgia. Por enquanto ela permanece sedada. A cirurgia deste sábado (25) para transplante do couro cabeludo foi acompanhada pelo cirurgião plástico americano Marco Maricevich, que atua em Houston, nos Estados Unidos. 

Técnicas usadas na cirurgia

Para cobrir a região do crânio, que está exposta, os médicos utilizaram um pedaço da musculatura da jovem. O tecido para o revestimento foi o do músculo grande dorsal, localizado nas costas. As artérias toracodorsal, subescapular e axilar garantirão a sobrevivência do músculo após o procedimento. Já o pedaço que será transplantado para a cabeça será ligado à artéria e veia facial, através de suturas microcirúrgicas, com auxílio de microscópio.

 

Últimas notícias